OCDE: Deterioração da economia deve abrandar nos próximos meses

Publicado a
Atualizado a

A economia portuguesa poderá melhorar nos próximos meses, segundo os indicadores avançados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Os indicadores compósitos da OCDE para Portugal subiram em julho para 98,46% da média da série - em junho, estavam nos 98,24%. Foi o quarto mês consecutivo em que os indicadores para Portugal subiram.

Os indicadores avançados da OCDE visam prever pontos de viragem na tendência da atividade económica nos seis a nove meses seguintes. Ou seja: um ponto de viragem nos indicadores da OCDE (por exemplo, uma retoma) é seguido seis meses depois pela economia real.

A inversão da tendência de quebra que se registava há quase um ano significa que a deterioração da economia deverá abrandar nos meses seguintes.

Apesar desta ligeira inversão no caso português, para o resto da zona euro a OCDE aponta para a degradação da situação económica.

Em julho, os indicadores recuaram muito ligeiramente tanto na zona euro (menos 0,09%) como na média da OCDE (menos 0,05%). A avaliação da OCDE para a zona euro é de "abrandamento".

O Governo português prevê que este ano a economia de Portugal se contraia 3,0 por cento, e que em 2013 volte a cair 1%.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt