Obrigações de retalho atraíram mais de 74 mil aforradores
A emissão de Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV) deste mês teve o juro mais baixo de sempre. Mas estes instrumentos de poupança para o retalho continuaram a atrair apetite dos aforradores. Houve mais de 74 mil investidores a comprar estas obrigações, com a procura total a superar os 1,8 mil milhões de euros. Das três emissões destes títulos feitas em 2017, a oferta de novembro foi a que teve a maior procura.
A procura pelas OTRV permitiu à Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) subir o montante da operação. A entidade liderada por Cristina Casalinho colocou como objetivo um financiamento de 500 milhões de euros. Mas reviu esse valor em alta para 1,3 mil milhões de euros. Foi a terceira emissão de OTRV de 2017. No total, estes instrumentos representaram 3,5 mil milhões de euros para o financiamento do Estado este ano. Em 2016, ano em que este produto foi lançado, o Tesouro obteve empréstimos de 3,45 mil milhões de euros através de OTRV.
A oferta de novembro teve maior procura do que a última emissão deste tipo, feita no verão. Nessa altura houve mais de 68 mil investidores a subscrever OTRV, com o total da procura a situar-se em 1,5 mil milhões. Nessa emissão o Tesouro tinha proposto uma taxa de 1,60%. É preciso recuar 12 meses para encontrar uma emissão de OTRV mais concorrida. Em novembro do ano passado, o Tesouro tinha colocado 1,5 mil milhões de euros, com a procura a exceder dois mil milhões de euros. Nessa emissão, as OTRV tinham atraído mais de 78 mil aforradores.
87% dos investidores não foram além dos 20 mil euros
Os títulos alvo da oferta pública deste mês têm uma taxa de 1,1% ao ano, a que pode acrescer o valor da Euribor a seis meses, caso esta taxa passe para valores positivos. Mas, além da fiscalidade, estes títulos têm ainda comissões bancárias, já que foram colocados através de entidades financeiras. A organização da operação ficou a cargo do BPI, BCP, CGD e Novo Banco.
Dado o peso das comissões bancárias na rendibilidade líquidas das OTRV, quanto maior fosse o investimento mais esses custos seriam diluídos. Mas a grande maioria dos aforradores não foi além de aplicações de 20 mil euros. Mais de 64 mil investidores, (87% do total) subscreveram entre mil e 20 mil euros.
No entanto, houve 319 investidores a aplicar mais de 100 mil euros neste produto que tem um prazo de cinco anos. A liquidação das OTRV será feita na próxima terça-feira, 5 de dezembro.
Atualizada às 17:28 com mais informação