O próximo iPhone pode ter sensor de impressões digitais

Publicado a
Atualizado a

Entre o que o mercado deseja e o que a Apple oferece há sempre uma distância considerável, mas todos os rumores começam nalgum lado. Entre os vários que têm surgido, este é o mais interessante: o próximo iPhone pode ter um sensor de impressões digitais.

A previsão é do analista Ming-Chi Kuo, da KGI Securities, que entre as expectativas para 2013 inclui um iPhone 6 com impressões digitais e mais que um modelo novo este ano. O analista é considerado um "oráculo" de novos produtos da marca, de tal forma tem acertado nos últimos anos.

Este sensor estaria instalado no botão "Home" do iPhone e poderia servir, por exemplo, para desbloquear o aparelho - em vez de um código de segurança. Também poderia impedir que o smartphone fosse usado por terceiros, em caso de perda, roubo ou utilizações não autorizadas pelo dono.

O Huffington Post lembra que a Apple comprou a empresa AuthenTec no ano passado, por 260 milhões de euros, sendo esta uma especialista em hardware de autenticação de impressões digitais. Esta compra tinha uma clásula: a AuthenTec já não pode continuar a licenciar as suas tecnologias a rivais, onde se inclui a Samsung.

Mais tarde, em outubro, a Apple licenciou a tecnologia de uma empresa australiana, Microlatch, especializada em segurança biométrica.

Na análise a esta possibilidade, há que ter em conta que os dois últimos iPhones não trouxeram inovações significativas, salvo o assistente por voz Siri e uma modificação no tamanho do ecrã. O sensor de impressões digitais seria a primeira grande inovação da Apple em anos e, como tal, essencial para manter o seu smartphone na linha da frente.

Reflexo desta falta de inovação percebida pelo mercado é o facto de a Samsung ter conquistado em 2012 a posição de maior fabricante mundial de smartphones e de ter voltado a bater a Apple no trimestre do Natal, vendendo 63 milhões de smartphones contra os 47 milhões de iPhones da Apple.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt