Novos iPhones 5C e 5S chegam a Portugal até dezembro
19h11: A Apple termina a conferência com uma performance do cantor Elvis Costello
19h09: Os dois modelos estarão disponíveis em 100 países e 270 operadoras, incluindo a japonesa NTT DoCoMo pela primeira vez, até dezembro de 2013. Isto inclui Portugal, não sendo clara a data de lançamento
19h08: Os dois telemóveis vão para as lojas a 20 de setembro em vários países, incluindo EUA, Canadá, China, França e Alemanha. Portugal não está na lista
19h05: O iPhone 5S tem os mesmos preços de sempre: 199, 299 ou 399 dólares com dois anos de contrato, para 16, 32 ou 64 gigas.
19h05: O iPhone 4S passa a ser oferecido, mediante dois anos de contrato
19h03: "Todos os dados da impressão digital são encriptados e fechado no processador A7. Nunca são diretamente acedidos via software e não são guardados nos servidores da Apple nem no iCloud"
19h01: "A sua impressão digital é uma das melhores senhas do mundo. Está sempre consigo e não há outra igual"
19h00: O botão Home é agora feito de cristal de safira, rodeado de alumínio. A impressão digital vai servir também para fazer compras no iTunes, em vez dos dados de utilizador
18h58: O iPhone 5S tem um sensor de impressões digitais no botão home, com a tecnologia Touch ID
18h57: Schiller fala em segurança: metade das pessoas nem sequer tem um código "passcode" no iPhone, para impedir que terceiros o usem
18h52: Surge uma segunda aplicação, que permite gravar em câmara lenta, com a aplicação de câmara SloMo
18h50: Passa a ter dois flashes, um âmbar e outro branco, que se ajustam conforme a luz do local. Tira várias fotos de uma vez, escolhendo as melhores frames para a fotografia final, e se o utilizador premir o botão durante alguns segundo, tira 10 fotos por segundo
18h48: "Antes sequer de tirar uma foto, a aplicação gere o equilíbrio luminoso e de exposição. Pela primeira vez, cria um mapa local dinâmico em torno da imagem"
18h46: A bateria dura mais que a do iPhone 5. A câmara também foi melhorada
18h42: Schiller regressa para anunciar que o iPhone 5S também terá um M7 - um co-processador de movimento. A Apple esteve a testá-lo com a Nike, para medir o que a pessoa fez durante o dia através de uma aplicação
18h40: Para demonstrar a melhoria ao nível gráfico, também duas vezes mais rápido, entra em palco Donald Mustard, co-fundador da ChAIR Entertainment (Epic Games), que demonstra cenas do Infinity Blade 3
18h39: O A7 é duas vezes mais rápido que a anterior geração de CPU
18h37: "O iPhone 5S é um enorme salto no desempenho da computação móvel. Começa com um novo "system on a chip", chamado A7. O A7 é 64-bit, o primeiro e único CPU assim num smartphone"
18h35: Schiller apresenta o iPhone 5S, que terá uma edição dourada, além do preto e branco
18h32: O modelo de 16GB vai custar 99 dólares e o de 32 gigas 199 dólares, com contrato de dois anos
18h26: "O iPhone 5C tem um novo e incrível design, um que é mais divertido e colorido que qualquer design que tenhamos feito anteriormente." O ecrã tem 4 polegadas e processador A6, tal como o iPhone 5, e bateria de duração mais longa que até agora. A câmara tem 8 megapixeis.
18h24: Phil Schiller, vice-presidente mundial de marketing, sobe ao palco e confirma o iPhone 5C, que terá 5 cores: verde, branco, cor-de-rosa, azul e amarelo
18h20: Tim Cook começa a falar do muito aguardado iPhone. O CEO revela que o iPhone 5 vai ser descontinuado, quebrando a tradição de tornar os modelos anteriores mais baratos com o lançamento de um novo. "Vamos substituir o iPhone 5 não com um, mas com dois novos designs"
18h18: Passa para a suite de produtividade iWork, que contém as aplicações Pages (processador de texto), Keynote (apresentações) e Numbers (folha de cálculo). Estas aplicações, tal como o iMovie e iPhoto, editores de vídeo e fotos, vão passar a ser gratuitas.
18h17: O iOS 7 estará disponível para download a partir de 18 de setembro. Compatível com iPhone 4, 4S e 5, iPad 2 e seguintes, iPad Mini e iPod Touch de 5ª geração
18h16: O iOS 7 contempla também o iTunes Radio. No total, são mais de 200 novas funcionalidades.
18h14: O assistente digital Siri foi melhorado, há novos tons de toque para mensagens e outros alertas, a câmara tem agora filtros ao estilo Instagram, que se usam diretamente no telefone e aparece o AirDrop, para transferir ficheiros entre telefones com um toque.
18h10: Craig Federighi, vice-presidente de engenharia de software, é convidado a subir ao palco. O executivo volta a mostrar as novidades do iOS 7, que já tinham sido reveladas em junho: nova interface, novas paletes de cores e uma série de comandos novos.
18h09: A Apple vai atingir 700 milhões de dispositivos iOS vendidos dentro de semanas.
18h08: O CEO diz que a Apple passou o último mês a finalizar o iOS 7, a próxima versão do sistema operativo móvel, que ele diz ser "o mais avançado."
18h05: Cook fala dos esforços de expansão no retalho, nomeadamente fora dos Estados Unidos. A Apple ainda não tem uma loja oficial em Portugal.
18h00: Tim Cook entra em palco sorridente, e diz que quer fazer alguns updates antes de iniciar as revelações. O CEO da Apple começa por falar no iTunes Festival, que decorre este ano pelo sétimo ano consecutivo e teve Lady Gaga na abertura. 20 milhões de pessoas concorreram para conseguir bilhetes, que são gratuitos, e os concertos têm sido vistos em mais de 100 países online.
O evento da Apple está marcado para as 10 horas da manhã de São Francisco, 18h00 em Lisboa. Vamos acompanhar minuto a minuto a apresentação do novo iPhone 5S e possivelmente de um modelo low cost, iPhone 5C.
Os rumores que foram surgindo nos últimos meses apontam para uma melhoria do iPhone 5, com processador mais rápido, o A7, câmara renovada e possivelmente uma versão de 128 gigas. Fala-se ainda de um sensor de impressões digitais no botão "home" e de novas cores, como o dourado.
Jan Dawson, analista da consultora Ovum, diz que o maior desafio da Apple é demonstrar que ainda consegue manter em alta as vendas dos iPhones, sem cortar na margem de lucros.
"As vendas do iPhone caíram numa tendência cíclica muito previsível, com o pico no último trimestre do ano, depois de um lançamento em setembro, e caindo no resto do ano até aparecer o novo modelo", refere Dawson. "Mas como os números globais aumentaram, a taxa de crescimento ano-a-ano abrandou significativamente, de 80-100% para 24%, mesmo tendo em conta as tendências cíclicas."
Isto deve-se à lei dos números de maior dimensão, mas também se deve à "crescente saturação do mercado que a Apple endereça."
Por isso, espera-se que a Apple apresente também um iPhone low cost, que poderá ser vendido exclusivamente na China. Estará quase pronto um acordo com a maior operadora do país, China Mobile, com 700 milhões de clientes.
"A China é um mercado chave para a Apple, mas as vendas têm alarmado ultimamente e chegar a mais que duas pequenas operadoras é fundamental para o sucesso futuro."
A partir das 18h00, Tim Cook, CEO da Apple há dois anos, vai desfazer as dúvidas.