Ursa polar morre com o "coração partido" depois de ficar sem companhia
Juntas no SeaWorld, zoo em San Diego, EUA, há vinte anos, Szenja e Snowflake, duas ursas polares, eram inseparáveis. Isto até Snowflake ser transferida para um outro zoo, em Pittsburgh, na sequência de um programa de reprodução.
Szenja, com 21 anos, morreu de forma inesperada poucas semanas após ter sido separada de Snowflake. Na última semana, os tratadores notaram uma falta de apetite e energia na ursa polar mas, mesmo assim, não esperavam que ela morresse subitamente.
As duas ursas tornaram-se bastante conhecidas nos EUA em março, quando uma petição online surgiu para que não fossem separadas após 20 anos de convívio diário, desde que o zoo abriu portas.
"Depois de perder a sua companheira de 20 anos para o zoo de Pittsburgh, para esta dar à luz mais miseráveis ursos polares, Szenja fez o que qualquer um faria quando perde toda a esperança: desistiu", afirmou a vice presidente da PETA, Tracy Remain, acrescentando, em declarações à NBC San Diego, que a ursa morreu de coração partido.
Acrescenta que o acontecimento devia "acordar o SeaWorld", para que o zoo "pare de criar, reproduzir e transportar animais". Pede que os animais sejam "enviados para santuários".
"Enquanto isto continuar, o navio vai continuar a afundar-se", acrescenta.
Já o SeaWorld alerta para o facto de que Szenja ajudou a alertar os milhões de visitantes do zoo para a situação dos ursos polares.
"Szenja era um membro muito amado da nossa família animal. Por isso, é um dia muito complicado para nós", disse Al Garver, um dos responsáveis pelo SeaWorld.