Quatro feridos em explosão em Manhattan. Mayor diz que foi ataque terrorista

Explosão terá acontecido no metro do terminal de autocarros da Autoridade Portuária, próximo de Times Square, Nova Iorque
Publicado a
Atualizado a

A polícia de Nova Iorque confirmou esta segunda-feira a detenção de um homem na sequência de uma explosão num túnel entre a 42.ª Rua e a 8.ª Avenida, em Manhattan, que liga a estação de metro do terminal de autocarros da Autoridade Portuária à estação de Times Square. O incidente já foi qualificado pelo mayor de Nova Iorque como uma tentativa de ataque terrorista.

As autoridades indicaram que se verificaram quatro feridos, um deles o próprio suspeito, na sequência da explosão e que nenhum corre perigo de vida.

O atacante, que terá feito explodir um engenho artesanal que tinha agarrado ao corpo, foi identificado como Akayed Ullah, um homem de 27 anos, com origem no Bangladesh e que estava a viver nos Estados Unidos, mais precisamente em Brooklyn, há sete anos.

O suspeito está hospitalizado a ser tratado por queimaduras nas mãos e no abdómen.

Bill de Blasio, mayor de Nova Iorque, afirmou que se tratou de um ataque terrorista. "Quando ouvimos falar de um ataque no metro isso é muito inquietante, E vamos ser claros, isto foi uma tentativa de ataque terrorista", disse, segundo a CNN. "Graças a Deus, o atacante não alcançou os seus objetivos. Graças a Deus que as primeiras equipas de socorro foram tão rápidas a intervir", acrescentou.

O governante garantiu ainda que não há ameaças para a cidade de Nova Iorque após esta explosão

Segundo o New York Post, que cita fontes policiais, o bombista suicida acionou o engenho que transportava, mas este detonou apenas parcialmente dentro do túnel e feriu também o próprio suspeito, que foi transportado para o hospital.

A assessora de imprensa da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders, disse que o presidente norte-americano, Donald Trump, já foi informado do incidente.

O terminal de autocarros da Autoridade Portuária é o maior dos EUA, por onde passam 65 milhões de pessoas todos os anos, de acordo com a BBC.

Em atualização

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt