Pai de Boris Johnson junta-se a manifestantes climáticos em Londres

Stanley Johnson assumiu o apoio a movimento ecologista em Trafalgar Square, depois de o primeiro-ministro britânico ter avisado o grupo a arrumar as suas tendas com "cheiro a canábis".
Publicado a
Atualizado a

O pai do primeiro-ministro britânico Boris Johnson juntou-se esta quarta-feira aos protestos climáticos em Trafalgar Square, em Londres, após o seu filho instar os manifestantes a arrumarem as suas tendas e aludindo ao "cheiro a canábis" que delas emana.

Stanley Johnson disse aos manifestantes do movimento ecologista Extinction Rebellion que tinham "exatamente as coisas certas em mente" com o seu propósito de reduzir as emissões de carbono para zero, acrescentando que o movimento ecológico era "tremendamente importante". "É absolutamente claro para mim que estamos a avançar muito devagar na questão da mudança climática", acrescentou.

Segundo a polícia de Londres, pelo menos 500 pessoas foram detidas desde o início dos protestos na segunda-feira, que fazem parte de uma onda global de manifestações pelo clima que atingiu as cidades de Nova Iorque, Paris, Berlim e Madrid.

O primeiro-ministro do Reino Unido chamou os manifestantes de "sem-abrigo não cooperativos" que deveriam abandonar as suas "tendas com cheiro a canábis". O pai de Boris Johnson, por seu lado, afirmou que usa o distintivo do grupo ecologista "com orgulho".

Os ativistas do Extinction Rebellion já anunciaram que vão bloquear o aeroporto London City, na capital inglesa, durante três dias e pacificamente, pois consideram a extensão do aeroporto incompatível com a crise climática e a "emergência ecológica" decretada pelo parlamento britânico, bem como com os compromissos do Governo de alcançar uma pegada de carbono neutra em 2050.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt