Obama abre a carteira: mil milhões para combater o cancro
A Casa Branca propôs hoje um orçamento de mil milhões de dólares (cerca de 918 milhões de euros) para financiar uma nova iniciativa do Presidente norte-americano, Barack Obama, para eliminar o cancro.
"A ciência está pronta para um novo esforço concentrado que esta iniciativa pode produzir", referiu, em comunicado, a Presidência norte-americana.
No discurso sobre o Estado da União, proferido em janeiro, o Presidente Barack Obama pediu ao vice-presidente, Joe Biden, para liderar a iniciativa nacional para eliminar o cancro.
Um orçamento de 195 milhões de dólares foi já disponibilizado pelos institutos nacionais de saúde para que o novo esforço de pesquisa do cancro possa começar imediatamente.
O Presidente Obama vai pedir ao Congresso uma verba adicional de 755 mil milhões de dólares.
"O nosso objetivo é superar os obstáculos burocráticos que a ciência pode fazer aos resultados", afirmou Joe Biden, numa declaração.
Segundo o Vice-Presidente norte-americano, apenas 5% dos doentes com cancro podem participar em ensaios clínicos e a maioria não tem acesso aos seus próprios dados médicos.
"Os oncologistas que tratam mais de 75% dos doentes têm acesso à investigação e aos mais recentes avanços registados", lamentou.
A nova iniciativa visa especialmente desenvolver novas vacinas contra o cancro e deteção precoce da doença para a eliminar.