Justiça bloqueia WhatsApp no Brasil. Zuckerberg está chocado

Juiz decretou bloqueio por 48 horas. Dono do Facebook, que comprou WhatsApp em 2014, diz que é um dia triste para o Brasil
Publicado a
Atualizado a

Um juiz brasileiro decretou o bloqueio da WhatsApp em todo o Brasil. A aplicação de troca de mensagens instantâneas deixou de funcionar na noite de quarta-feira, segundo o site de notícias G1, porque as principais operadoras de telecomunicações do país foram intimadas pela justiça a suspender o serviço em todo o território nacional por 48 horas, a partir da meia-noite do dia 17 de dezembro.

A decisão, entretanto confirmada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, vem na sequência de um processo que decorre em segredo de justiça. O tribunal garante que a WhatsApp, comprada em fevereiro de 2014 pelo Facebook de Mark Zuckerberg, não atendeu a uma determinação judicial de 23 de julho de 2015. A empresa terá sido notificada uma vez a 7 de agosto e foi-lhe fixada uma multa em caso de incumprimento. Não tendo respondido, o Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu pelo bloqueio da aplicação durante 48 horas.

[artigo:4247580]

Segundo o G1, o sindicato que representa as operadoras Vivo, Claro, Tim, Oi, Sercomtel e Algar já explicou que as empresas são obrigadas a atender à determinação do tribunal, apesar de não ser terem qualquer "interesse" neste bloqueio.

Mark Zuckerberg, o CEO do Facebook que é também dono da WhatsApp, comentou a decisão judicial brasileira: na rede social, publicou um texto breve em que condena o bloqueio da WhatsApp "para mais de 100 milhões" de utilizadores. "Estamos a trabalhar arduamente para reverter este bloqueio", garante Zuckerberg, lembrando os brasileiros que poderão recorrer, como alternativa, à aplicação de troca de mensagens do Facebook. "É um dia triste para o Brasil", refere o norte-americano, considerando que o país sempre tinha sido "um aliado na criação de uma internet aberta".

[artigo:4941760]

"Estou chocado que os nossos esforços para proteger os dados pessoais tenham resultado numa decisão de tal forma extrema de um único juiz, que decidiu punir todas as pessoas no Brasil que usam WhatsApp", escreve ainda Zuckerberg. E deixa um apelo: "Se és brasileiro, por favor, faz com que a tua voz seja ouvida e ajuda o teu governo a refletir sobre a vontade do seu povo".

[artigo:3696063]

Esta não é a primeira tentativa de bloquear a WhatsApp no Brasil: em fevereiro deste ano, segundo o G1, um juiz de Teresina, no estado do Piauí, determinou que as operadoras suspendessem temporariamente o acesso à aplicação, porque a empresa recusou fornecer informação para uma investigação da polícia iniciada em 2013.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt