Reino Unido entrega petroleiro iraniano se tiver garantia que não segue para a Síria

O chefe da diplomacia britânica garantiu a Teerão que a preocupação era o destino e não a origem do petróleo no Grace One.
Publicado a
Atualizado a

O chefe da diplomacia britânica, Jeremy Hunt, disse este sábado ao seu homólogo iraniano, Mohammad Javad Zarif, que está disponível para facilitar a libertação do petroleiro Grace 1, desde que Teerão garanta que este não irá para a Síria.

O petroleiro foi apreendido no dia 4 pela marinha britânica ao largo de Gibraltar por suspeita de que estava a violar as sanções da União Europeia contra a Síria.

O Irão denunciou um ato de "pirataria" e exige que o Reino Unido liberte o navio, negando que o petróleo fosse a caminho da Síria. O caso está a causar ainda mais tensões no Golfo, com o Reino Unido a dizer que foi obrigado a afastar navios iranianos que tentaram bloquear um petroleiro britânico.

Hunt disse que o telefonema com o homólogo iraniano tinha sido construtivo e que este lhe tinha dito que o Irão queria resolver o tema e não elevar as tensões.

"Garanti-lhe que a nossa preocupação era o destino e não a origem do petróleo no Grace 1 e que o Reino Unido iria facilitar a libertação se recebesse garantias que não estava a ir para a Síria, depois do processo nos tribunais [de Gibraltar]", escreveu Hunt no Twitter.

Já Javad Zarif terá dito a Hunt que o Irão vai continuar as suas exportações de petróleo sob quaisquer condições, segundo um comunicado no site do Minitério dos Negócios Estrangeiros iraniano, citado pela Reuters.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt