Reino Unido acusa Irão de tentar bloquear um navio britânico no Golfo
Três navios iranianos terão tentado bloquear a passagem de um navio britânico, o British Heritage, no Estreito de Ormuz, mas retiraram-se após avisos de um navio de guerra britânico, acusou esta quinta-feira o governo do Reino Unido.
"O HMS Montrose foi forçado a posicionar-se entre os navios iranianos e o British Heritage e a emitir avisos verbais aos navios iranianos, que então se afastaram", disse em comunicado um representante do governo britânico, que está "preocupado com esta ação" e continua a apelar às autoridades iranianas para refrearem os seus atos.
Este incidente surgiu cerca de uma semana depois de o navio iraniano "Grace I" ter sido arrestado ao largo do território britânico de Gibraltar, no extremo Sul de Espanha, numa operação que o Irão classificou como "pirataria" em alto mar. O governo de Gibraltar suspeita que a carga se destinava à Síria, em violação das sanções da União Europeia contra aquele país.
Entretanto, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Mohammad Javad Zarif, disse que a acusação britânica "é inútil". "Aparentemente, o tanque britânico passou. O que eles mesmos disseram e as acusações feitas são com o intuito de criar tensão. Essas acusações não têm valor", disse Zarif, citado pela agência de notícias Fars.
A tensão nesta área, por onde é transportado quase um terço do petróleo bruto mundial, atingiu o pico nas últimas semanas, com os Estados Unidos a acusarem o Irão de vários ataques contra petroleiros, com Teerão a abater um drone norte-americano.