Escola bem avaliada e tradicional mas com problemas de assaltos

Apesar da vizinhança se queixar de pequenos crimes e consumo de drogas na área, a Professor Raul Brasil é estimada pela população de Suzano e tem boa infraestrutura. "Nada fazia prever isto", diz uma moradora
Publicado a
Atualizado a

"Volta e meia, tinha de socorrer crianças assaltadas aqui à porta mas como isto nada parecido", conta a advogada Rebeca Dinis, que mora em frente à Escola Pública Estadual Raul Brasil, em Suzano, entrevistada pelas televisões brasileiras junto ao cordão de segurança imposto pela polícia em torno do cenário da tragédia que abalou o país. "A escola é de tradição, muito querida na cidade, mas tem os problemas do costume, excesso de alunos, cerca de 45 por sala, e alguns problemas de segurança", acrescenta o ex-professor da instituição Edilson Castilho, à Globo News.

A avaliação de 5.8 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica da Raul Brasil é acima da média brasileira - nos países mais desenvolvidos a média é 6. Além disso, a infraestrutura é considerada boa - alimentação escolar com lixo destinado à coleta periódica, acesso à internet, banda larga, TV, aparelhagem, projetor multimédia e câmara fotográfica e máquina de filmar, laboratório de informática e campo coberto para a prática de desporto, por exemplo. Mais: tem uma escola de línguas, incluindo alemão e japonês, dentro da própria escola mãe.

Suzano, situada na região do Alto Tietê com forte colónia japonesa e nordestina, também é uma cidade considerada tranquila para a média dos subúrbios das grandes metrópoles brasileiras - fica a 34 quilómetros do centro de São Paulo. "Por isso nada faria prever uma situação assim, apesar dos problemas habituais em qualquer escola, em qualquer cidade", diz a moradora de toda a vida na cidade Ana Silva.

O nome da escola homenageia o poeta e antigo professor de Suzano, nascido na vizinha Mogi das Cruzes (a cidade onde nasceu, por exemplo, Neymar), no final do século passado.

Em São Paulo

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt