Mundo
18 abril 2019 às 23h53

Comissária de bordo em coma após contrair sarampo. Companhia alerta passageiros

Uma comissário de bordo da companhia israelita El Al entrou em coma depois de ficar doente com sarampo. O último voo que fez foi do aeroporto JFK de Nova Iorque para Telavive. Companhia alerta passageiros.

DN

Uma comissária de bordo da El Al, a companhia aérea israelita, está em coma depois de ter ficado doente com o sarampo, após fazer um voo de Nova Iorque para Telavive, anunciou o Ministério da Saúde de Israel.

A mulher, de 43 anos, sofreu uma encefalite (inflamação e infeção do cérebro) que pode ser desencadeada pelo vírus do sarampo, segundo disse ao The New York Times Eyal Basson, porta-voz do ministério.

A encefalite afeta uma em cada mil mil pessoas que contraem o vírus do sarampo, mas é mais comum em crianças com menos de 5 anos e adultos com mais de 20. Pode causar dano cerebral permanente, surdez e, até, a morte.

As autoridades de saúde israelitas alertaram os passageiros do voo 002 da El Al - com saída do aeroporto John F. Kennedy a 26 de março e desembarcaram em Israel um dia depois - para estarem atentas aos sintomas e procurarem um médico se tiverem febre.

Os sintomas, que podem incluir também tosse, coriza (inflamação da mucosa nasal), olhos vermelhos, sensibilidade à luz e uma erupção vermelha escura, aparecem entre 10 a 14 dias após a exposição ao sarampo, com uma variação possível de 6 a 21 dias.

As autoridades de saúde israelitas enviaram uma carta às transportadoras aéreas recomendando que todo o pessoal fosse imunizado com duas doses da vacina contra o sarampo. "As companhias aéreas iniciaram a implementação da recomendação", afirmou Eyal Basson. A El Al disse que estava a seguir as diretrizes da tutela sem comentar o caso da hospedeira.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo informou que não rastreia se as companhias aéreas exigem a vacinação contra o sarampo, mas sublinhou que a maioria dos países tem leis que proíbem os empregadores de insistir com os funcionários para receberem imunizações.