22 jornalistas a bordo do avião que se despenhou

Canais de televisão e meios de comunicação brasileiros prestam a sua homenagem aos profissionais pelas redes sociais

Pelo menos 22 jornalistas de meios de comunicação do Brasil viajavam no avião que sofreu um acidente aéreo na Colômbia, esta terça-feira. Aquela que foi a maior tragédia a nível desportivo no Brasil, também afetou fortemente o mundo da comunicação social.

Os jornalistas eram da TV Globo, da Fox Sports, da RBS, do site Globoesporte.com e de rádios de Santa Catarina, segundo a Agência Brasil, e iriam fazer a cobertura do jogo da final da Taça Sul-Americana entre o Chapecoense, equipa que também ia a bordo do avião, e o Atlético Nacional, em Medellín, na Colômbia.

De acordo com informações das autoridades colombianas, citadas pela Lusa, apenas o jornalista Rafael Henzel, da Rádio Oeste, foi resgatado com vida até ao momento.

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão divulgaram uma nota de pesar pela tragédia, segundo a Agência Brasil.

A FOX Sports Latin America emitiu um comunicado em que expressa "o mais profundo pesar" pelo acidente e relembra os jornalistas do canal que iam a bordo do avião.

"No meio da profunda tristeza e consternação pelo ocorrido, estamos atentos a todas as informações que surgem minuto a minuto. O [canal] FOX Sports solidariza-se e acompanha as famílias dos nossos companheiros e colegas do FOX Sports Brasil, dos jogadores do clube Chapecoense e daqueles que perderam suas vidas nesta tragédia para a comunidade do futebol latino-americano", continuava o comunicado.

A Rede Globo também prestou uma homenagem aos jornalistas que morreram neste acidente, através de uma publicação no Facebook.

A RBS declarou o "eterno respeito aos jornalistas que permanecerão para sempre como uma luz a inspirar a profissão", através do Twitter.

Até ao momento, apenas 6 pessoas das 81 que seguiam a bordo do avião foram resgatadas com vida.

Exclusivos