Estátuas de gelo nos lugares de Johnson e Farage animam debate televisivo

Conservadores fizeram queixa do canal de televisão Channel 4, a quem acusam de um "golpe provocativo partidário".
Publicado a
Atualizado a

Quando faltam duas semanas para as eleições britânicas de 12 de dezembro de 2019, os ingleses deviam assistir ao primeiro debate de sempre entre os principais líderes partidários britânicos sobre o ambiente, mas Boris Johnson e Nigel Farage resolveram não comparecer. Por isso, nos seus lugares, o canal britânico Channel 4 News colocou duas esculturas em gelo, uma com o símbolo dos conservadores por baixo, outra com o símbolo do partido do Brexit.

Este é o segundo de uma série de debates televisivos que antecedem as eleições de 12 de dezembro, e que deveria opor o primeiro-ministro, Boris Johnson, e o líder do principal partido da oposição, o Trabalhista Jeremy Corbyn. O primeiro foi no canal televisivo ITV.

A emissora montou duas esculturas de gelo ao lado de pódios vazios, representando a ausência de Johnson e Nigel Farage. "Essas duas esculturas de gelo representam a emergência no planeta Terra, não em forma humana, mas são uma metáfora visual para os partidos Conservador e Brexit, depois de os seus líderes terem recusado os nossos repetidos convites para participar do vital debate climático desta noite", justificou o responsável do canal Channel 4 News.

Os conservadores fizeram-se representar pelo ministro Michael Gove, em vez de Johnson, Segundo a imprensa inglesa, Gove foi afastado dos estúdios do Channel 4 News antes do debate. O responsável do canal, Ben de Pear, escreveu no Twitterque Gove e Stanley, o pai de Boris Johnson que o acompanhou, são "adoráveis e charmosos, mas nenhum deles é o líder".

O Partido Conservador reagiu e resolveu queixar-se do canal junto da entidade reguladora (Ofcom) acusando o Channel 4 de violar o código jornalístico, privando os Conservadores de qualquer representação no debate. O partido considerou mesmo a substituição de Boris por uma escultura de gelo como um "golpe provocativo partidário".

A ausência de Boris Johnson do debate surge depois de ter recusado participar num outro debate televisivo alargado a sete partidos na BBC, marcado para sexta-feira, e em ser entrevistado individualmente pelo jornalista veterano Andrew Neil, também na estação pública.

O debate de uma hora intitulado Emergency On Planet Earth juntou o líder trabalhista Jeremy Corbyn, o líder liberal democrata Jo Swinson, o primeiro ministro escocês e o líder SNP Nicola Sturgeon, o líder da Plaid Cymru, Adam Price, e o co-líder verde Sian Berry.

Depois do Partido do Brexit, o Partido Conservador é aquele com objetivos menos ambiciosos na área do ambiente, segundo a organização Greenpeace, enquanto que os Verdes e Partido Trabalhista são os propõem mais medidas para combater as alterações climáticas.

Enquanto que os tories prometem plantar 30 milhões de árvores por ano, os Liberais Democratas e o SNP propõem plantar o dobro, os Verdes 70 milhões e o Labour 100 milhões.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt