Descarrilamento de comboio na Escócia provoca três mortos e seis feridos

Acidente aconteceu em Stonehaven, na região Aberdeenshire, numa altura em que a Escócia é assolada por tempestades.

Um comboio descarrilou na Escócia e o acidente provocou três mortos e seis "feridos graves", de acordo com informações divulgadas peças autoridades escocesas. Uma das vítimas mortais é o maquinista.

O descarrilamento aconteceu em Stonehaven, na região Aberdeenshire, numa altura em que a Escócia é assolada por tempestades.

Um total de 12 pessoas - seis passageiros e seis funcionários - estavam a bordo. Cerca de 30 veículos, incluindo uma ambulância aérea, foram chamados ao local.

De acordo com imagens que estão a ser transmitidas pela BBC, foi visível uma coluna de fumo, numa zona de vales, para onde se dirigem veículos de socorro e um helicóptero.

A primeira-ministra escocesa Nicola Sturgeon descreveu este acidente como um "incidente extremamente sério" e disse que houve relatos de "ferimentos graves". "Todos os meus pensamentos estão com as pessoas envolvidas", afirmou.

Mais tarde, publicou um tweet em que expressou condolências às famílias das vítimas mortais e agradeceu o trabalho das equipas de socorro.

Entretanto, também o primeiro-ministro britânico já reagiu, tendo afirmado que ficou "triste ao saber do gravíssimo incidente em Aberdeenshire". "Os meus pensamentos estão com todos os afetados", disse Boris Johnson.

"Ainda é muito cedo para confirmar a natureza exata e a severidade do incidente sendo que os detalhes vão ficar disponíveis quando forem conhecidos", disse a Network Rail Scotland, a autoridade que gere a rede ferroviária escocesa.

"Estamos envolvidos num incidente na linha de caminho-de-ferro, em Stoneheaven, Aberdeenshire, onde um comboio se descarrilou", referiu a polícia responsável pelos transportes britânicos numa mensagem divulgada na rede social Twitter.

"Os agentes foram chamados para a linha (de caminho de ferro) às 09.43 (mesma hora em Lisboa) e encontram-se junto das ambulâncias e dos bombeiros", acrescentou a polícia, que não forneceu dados sobre possíveis vítimas.

Durante a madrugada a Escócia registou fortes chuvas, que provocaram inundações, nomeadamente, na zona do acidente, tendo inicialmente provocado atrasos nas ligações ferroviárias.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG