Vitória de Trump. Revogação do Obamacare aprovada na câmara baixa do Congresso americano

Câmara dos Representantes votou a favor de proposta republicana. A lei passa agora para o Senado

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou esta quinta-feira a revogação de grande parte do sistema de Saúde americano, regime mais conhecido como Obamacare, no que é a primeira grande vitória legislativa do presidente Donald Trump.

A lei passa agora para a câmara alta do Congresso, o Senado, onde se espera uma luta renhida. Mas Donald Trump está confiante. "Vamos passar isto no Senado", declarou o presidente dos EUA. "Sinto-me muito confiante".

O partido Republicano conseguiu passar a sua proposta de revisão do sistema de Saúde com 217 votos a favor, 213 contra. Nenhum democrata apoiou a lei, o mesmo acontecendo a alguns republicanos.

Esta aprovação representa um passo importante para o cumprimento de uma promessa eleitoral de Donald Trump e de um processo de sete anos por parte dos republicanos para desmantelar o sistema aprovado pelos Democratas e que tem o nome comum do Presidente Obama.

"Muitos de nós esperaram sete anos por esta votação", disse o líder da Câmara dos Representantes, o republicano Paul Ryan, antes da votação, acrescentando que muitos republicanos foram eleitos com a promessa de pôr fim ao Obamacare.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG