BYD SEALION 7
BYD SEALION 7

Estes são os 7 finalistas do Carro do Ano em Portugal

O júri do prémio “Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2025” já selecionou os sete finalistas que avançam para a próxima fase da eleição do Carro do Ano em Portugal.
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O sucessor do BYD Seal será revelado no próximo dia 11 de março, juntamente com os vencedores de cada uma das oito categorias: Citadino, Design, Desportivo/Lazer, Elétrico, Familiar, Híbrido Plug-in, SUV Compacto (incluindo crossovers) e Grande SUV.


BYD Sealion 7

O BYD Sealion 7 adota a arquitetura e-Platform 3.0 e utiliza baterias Blade Battery, oferecendo até 502 km de autonomia WLTP. A versão Comfort tem tração traseira, um motor de 230 kW (380 Nm) e acelera de 0 a 100 km/h em 6,7s. Já a Excellence AWD conta com dois motores (390 kW, 690 Nm), reduzindo o tempo para 4,5s.

A versão Comfort traz uma bateria de 82,5 kWh (482 km de autonomia), enquanto a Excellence AWD usa uma de 91,3 kWh (502 km). O carregamento AC trifásico de 11 kW é de série, e no modo DC, a Comfort carrega até 150 kW (10-80% em 32 min) e a Excellence AWD até 230 kW (20-80% em 24 min). Há ainda tecnologia V2L (3,3 kW) e bomba de calor para otimizar a autonomia em clima frio.

O SUV conta com jantes de 19” (Comfort) e 20” (Excellence, que inclui couro Nappa e head-up display). O painel digital tem 10,25”, e o ecrã central de 15,6” gira entre modos retrato e paisagem, trazendo uma interface 3D interativa. Oferece quatro modos de condução (ECO, Normal, Sport e Neve) e uma bagageira de 520L (1.789L com bancos rebatidos), além de um ‘frunk’ de 58L.

Em testes, a versão Excellence mostrou bom espaço interno, conforto de suspensão e forte aceleração. Disponível em Portugal, o preço começa nos 47.990 euros (Comfort) e 56.490 euros (Excellence).

Citroën ë-C3
Citroën ë-C3Adrien Cortesi

Citroën C3

O novo ë-C3 totalmente elétrico, tem um preço de 23.300 euros e oferece mais de 300 km de autonomia, além de um interior espaçoso e uma bagageira com boa capacidade. Há quem diga que “quando a esmola é grande, o pobre desconfia”, mas, neste caso, não há razões para isso. A Citroën ajustou a sua oferta às exigências do mercado atual.

Desde que se começou a falar do novo utilitário da Citroën, o interesse no C3 e, em especial, na versão elétrica ë-C3, foi imediato. O grande motivo? O preço! Em Portugal, a gama apresenta-se da seguinte forma: a versão 1.2 a gasolina (100 cv, caixa manual de seis velocidades) começa nos 14.990 euros, com o nível de equipamento de entrada You. Já o ë-C3, com bateria de 44 kWh (320 km de autonomia) e o mesmo nível de equipamento, parte dos 23.300 euros.

Tanto o C3 como o ë-C3 mantêm um excelente compromisso entre espaço e conforto. Apesar de terem crescido apenas 19 mm em comprimento e 6 mm em largura face à geração anterior, oferecem um habitáculo mais amplo. A bagageira, com 310 litros de capacidade, deve ser suficiente para a maioria das viagens e compras do dia a dia.

No interior, destaca-se um ambiente funcional e luminoso, com vários espaços de arrumação. A qualidade geral reflete o foco num preço competitivo, mas sem grandes compromissos, sobretudo na versão mais equipada (Max), que inclui até alguns materiais suaves ao toque.

A plataforma do ë-C3 foi desenvolvida para acolher motorizações multi-energia, otimizando custos e eficiência. A bateria LFP (Fosfato de Ferro-Lítio) de 44 kWh garante uma autonomia máxima de 320 km (WLTP). Em postos de carregamento rápido de 100 kW, é possível recuperar a carga de 20% a 80% em apenas 26 minutos. Já num carregador de corrente alternada (AC), esse mesmo carregamento leva cerca de 4h10 a 7 kW ou 2h50 se forem utilizados 11 kW.

Equipado com um motor elétrico de 83 kW (113 cv), o ë-C3 acelera dos 0 aos 100 km/h em aproximadamente 11 segundos e atinge uma velocidade máxima de 135 km/h.

A condução é um dos pontos fortes deste utilitário da Citroën, que mantém a tradição da marca em oferecer conforto de rolamento e uma robustez que se assemelha a modelos de segmentos superiores. Durante o teste, realizado em estradas de bom piso, ficou evidente a eficácia da suspensão Advanced Comfort e, na versão Max, dos bancos especialmente concebidos para aumentar o conforto.

O motor elétrico de 83 kW, aliado à bateria de 44 kWh, demonstra-se ágil tanto em trajetos urbanos quanto extra-urbanos. Além disso, destaca-se pela eficiência energética, maximizando a recuperação de energia nas travagens e desacelerações. Após cerca de 100 km percorridos, o consumo médio registado foi inferior a 12 kWh/100 km, confirmando a sua excelente gestão de energia.

Cupra Terramar
Cupra Terramar

Cupra Terramar

O nome Terramar vem do histórico autódromo de Sitges, perto de Barcelona, um dos ovais mais antigos do mundo (1923), sem corridas desde os anos 50, mas ainda ativo em eventos automotivos.

Construído na plataforma MQB Evo da VW, o modelo segue o design característico da Cupra e oferece várias motorizações, incluindo híbridos ‘plug-in’ com mais de 100 km de autonomia elétrica. A gama inclui versões a gasolina, como o eTSI de 150 cv ‘mild-hybrid’, e a nova geração PHEV ‘eHybrid’ de até 272 cv, com bateria útil de 19,7 kWh e carregamento rápido de até 50 kW.

O visual destaca a frente ‘nariz de tubarão’, faróis Matrix LED Ultra e capot alongado. O nome Terramar e o emblema Cupra aparecem na traseira. O interior tem um ‘cockpit’ voltado ao condutor, bancos tipo ‘baquet’ em tecido reciclado ou couro tratado e consola central ergonômica.

A suspensão MacPherson na frente e multibraços atrás (rebaixada em 10 mm) garante dinâmica aprimorada, enquanto a direção progressiva, freios elétricos regenerativos e tração integral 4Drive (conforme a versão) otimizam a performance. O Controlo Dinâmico do Chassis (DCC) oferece modos Comfort, Performance, Cupra (nas VZ) e individual. As versões VZ incluem freios Akebono de alto desempenho.

Na segurança, há assistentes como ‘cruise-control’ adaptativo, reconhecimento de sinais, alerta de ângulos mortos e assistente de faixa. Os faróis LED Matrix Ultra ajustam a iluminação e informam sobre o estado da estrada.

A app My Cupra permite controle remoto de funções como climatização, carga da bateria e trancar ou abrir as portas do veículo. Disponível a partir de 42.934 euros.

Dacia Duster
Dacia Duster

Dacia Duster

A terceira geração do Dacia Duster chega ao país com um design mais expressivo e um preço base inferior a 20.000 euros. A marca mantém o foco na relação custo-benefício, refinando o modelo para uma estética mais pura e funcional. O SUV, agora assente na plataforma CMF-B, melhora o conforto, reduz vibrações e ruídos e estreia versões híbridas.

O interior traz um ecrã central de 10,1” orientado para o condutor, novos controlos para a transmissão automática e mais espaço, incluindo uma bagageira ampliada para 472 litros. A robustez e capacidade off-road foram reforçadas, com versões 4×2 e 4×4 equipadas com o sistema Terrain Control.

Sem opções Diesel, a gama de motores inclui o Hybrid 140 (29.000 euros), com um motor 1.6 a gasolina e dois elétricos, permitindo até 80% de condução elétrica na cidade. O TCe 130 (24.050 euros) combina um motor 1.2 turbo com um sistema mild-hybrid de 48V, reduzindo consumo e emissões. Já o ECO-G 100, a GPL, oferece grande autonomia (até 1.300 km) e parte dos 19.350 euros.

Kia Ev3
Kia Ev3

Kia EV3

O Kia EV3 é um SUV elétrico compacto que combina tecnologia avançada e funcionalidade para uso diário. Baseado na plataforma E-GMP do EV6, oferece versatilidade, conforto e eficiência. Destaca-se pelo design frontal com a assinatura luminosa “Digital Tiger Face” e um coeficiente aerodinâmico de apenas 0.26, garantindo maior autonomia.

O interior moderno inclui uma interface digital de 30 polegadas, materiais sustentáveis e soluções práticas como uma consola central deslizante. A bagageira de 460 litros expande-se até 1.250 litros, e o frunk adiciona 25 litros extra.

Disponível em duas versões, ambas com tração dianteira e 204 cv: a Standard Range (bateria de 58,3 kWh, até 436 km de autonomia) e a Long Range (81,4 kWh, até 605 km). A aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em 7,5 segundos. O carregamento rápido DC repõe 10-80% da bateria em 30 minutos, e a tecnologia bi-direcional permite alimentar aparelhos elétricos ou até uma casa.

Entre as tecnologias incluem-se atualizações over-the-air, assistente de voz AI, Apple CarPlay, Android Auto e travagem regenerativa ajustável. A condução é confortável, silenciosa e estável, com boa visibilidade e direção leve. O smartphone funciona como chave digital, partilhável com até 7 pessoas.

O EV3 substitui o Kia Niro elétrico e reforça a estratégia da marca, alinhando-se com os EV6 e EV9. Os preços começam nos 38.490 euroa para particulares e 30.447 euros para empresas.

Peugeot  E3008
Peugeot E3008Tibo - The Good Click

Peugeot 3008

A terceira geração do Peugeot 3008 estreia uma versão 100% elétrica (E-3008) e um design renovado, combinando praticidade SUV com um visual mais desportivo. Evoluindo de MPV (2008) para SUV (2016), agora assume o formato “SUV Fastback”. Construído sobre a nova plataforma STLA Medium, partilhada com futuros modelos do Grupo Stellantis, privilegiando a eletrificação.

O E-3008 GT testado conta com motor de 210 CV e bateria de 73 kWh, oferecendo 525 km de autonomia (WLTP). O interior destaca-se pelo ecrã curvo de 21’’, integração Apple CarPlay/Android Auto sem fios e materiais de qualidade. O espaço é generoso, com bagageira de 588 litros.

Dinamicamente, alia conforto e estabilidade, mas não entrega uma condução desportiva pura (0-100 km/h em 8 s). A bateria suporta carregamento DC até 160 kW e inclui função V2L, permitindo alimentar aparelhos externos. A versão “long range” (700 km WLTP) vem apaziguar a ansiedade de autonomia aos condutores que pretendem aderir à eletrificação. Disponível a partir de 34.400 euros (Híbrido Gasolina).

Renault 5 E-Tech
Renault 5 E-Tech

Renault 5 E-Tech

O Renault 5 original teve um grande impacto no mercado português, liderando o mercado nos anos 80 e sendo fabricado em Setúbal. Agora, o Renault 5 E-Tech Electric mantém o charme nostálgico com um design retro-moderno e tecnologia avançada. Disponível com baterias de 40 kWh ou 52 kWh, oferece até 410 km de autonomia (WLTP) e um motor elétrico de 110 kW, com versões futuras mais baratas de 90 kW e 70 kW. O interior combina conforto, espaço dianteiro generoso e um sistema multimédia intuitivo com “Reno”, um assistente virtual baseado em ChatGPT. Ágil na cidade e estável em estrada, destaca-se pela condução divertida e eficiente. Com carregamento rápido até 100 kW, chega aos 80% em menos de 30 minutos. Preço a partir de 33 000 euros (Techno 150 cv).

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