Montepio vendeu 580 milhões em crédito malparado

A Caixa Económica Montepio Geral fez uma operação de titularização da carteira de créditos.
Publicado a
Atualizado a

O Montepio vendeu 580 milhões de euros em crédito malparado, uma forma de fazer uma limpeza do balanço. Essa operação foi feita através de uma titularização de uma carteira de crédito em incumprimento, que o banco refere, num comunicado, ser “a primeira titularização pública de créditos em incumprimento na Península Ibérica e a primeira ‘pós-crise’ na Europa do Sul, sem qualquer recurso a suporte e/ou garantias do Estado”.

A titularização de créditos consiste na junção de uma carteira de créditos que depois são vendidos em tranches a investidores institucioanis. Segundo o Montepio, esta titularização, chamada Evora Finance, consistiu em 20.169 contratos com um valor médio de 28,8 mil euros. A colocação desses títulos foi concluída no passado dia 3 de novembro e atraíram cerca de meia centena de investidores.

Esses títulos tiveram ratings de nível de investimento junto da Moody's e da DBRS o que, refere o Montepio, a par das “condições competitivas de mercado” e da “estrutura inovadora da titularização” permitiram atrair investidores. A montar a operação esteve o JPMorgan. O banco americano ficou com “o mandato exclusivo de aconselhamento e distribuição”, decisão que o Montepio diz que “se revelou fundamental ao sucesso da transação”.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt