Microsoft Paint (afinal) não vai desaparecer
(Notícia atualizada dia 25 de julho, às 12h10).
Nos últimos dias, foram muitas as notícias em todo o mundo que anunciavam a morte do Microsoft Paint, o tradicional editor gráfico já com 32 anos de história. A gigante tecnológica norte-americana, perante a nostalgia que estava a inundar a Internet, veio esclarecer que o "MS Paint está para ficar, terá em breve uma nova casa, na Loja do Windows estará disponível de forma gratuita", pode ser-se no blogue Microsoft Experience.
Ao Dinheiro Vivo, o porta-voz da Microsoft reforça esta posição, em comunicado, garantindo que “o MS Paint não vai desaparecer. Além das novas funcionalidades 3D, muitas das ferramentas do MS Paint que as pessoas conhecem e adoram – como a edição de fotografias ou a criação 2D - continuam a existir no Paint 3D. Esta é a nova aplicação para criatividade, disponível gratuitamente com a atualização do Windows 10 Creators. No futuro, ofereceremos o MS Paint na Loja do Windows, também de forma gratuita, e continuaremos a disponibilizar novas atualizações e experiências com o Paint 3D para que as pessoas tenham todas melhores ferramentas de criatividade num único local”.
Aposta no 3D
A grande aposta da Microsoft para suceder esta ferramenta, com a atualização do Windows 10 (Creators Update), é o Paint 3D. "O 3D pode comunicar de forma mais eficaz ideias e expressões, acelera a compreensão porque é muito mais representativa do mundo em que vivemos." Desta forma, a Microsoft fará chegar a 400 milhões de utilizadores a possibilidade de "captar, criar e partilhar em 3D" a realidade. O ponto de partida pode ser uma fotografia, ou mesmo um desenho, o resto é imaginação.