Jovens da Moita participam numa manhã de Literacia Mediática com o Media Lab DN
O Media Lab DN esteve, no passado dia 9 de Março, na EB 2,3 D, Pedro II, na Moita, para uma manhã de atividades de literacia mediática com vários alunos do 9º ano. Os 20 jovens moitenses participaram numa sessão "Media Lab DN na Escola e na Comunidade" na qual foram abordados temas como os perigos da desinformação e a importância do jornalismo.
A manhã de atividades começou precisamente por uma formação teórica - a cargo da formadora Media Lab Mariana Amorim - sobre as vantagens e desvantagens do atual ecossistema mediático, onde o imediatismo e a lógica de echo chamber da internet e das redes sociais pode facilitar a disseminação de desinformação.
Se todos os alunos começaram por concordar sobre a importância de estarmos bem informados, a pergunta "Será que hoje em dia é mais fácil estarmos informados?" foi o mote para um debate mais amplo e acesso, onde se falou sobre a responsabilidade que todos temos atualmente, como consumidores e simultaneamente transmissores de informação online.
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Depois desta fase inicial de atividades - em que foram ainda explicitadas estratégias para identificar e combater desinformação online - os estudantes foram desafiados a transformar a sua sala de aula numa redação jornalística. Foram formados grupos de trabalho, cada um a cargo de uma editoria específica, e os alunos selecionaram e adaptaram notícias de atualidade do site do Diário de Notícias, reescrevendo-as e resumindo-as por palavras próprias.
O objetivo de cada grupo era conseguir criar uma notícia curta, para publicar no Jornal Digital do Media Lab, e, depois, preparar um post de Twitter e outro de Instagram para promover a notícia que tinham escrito. Respeitando a estrutura do texto jornalístico - e creditando os autores das versões originais neste processo de adaptação - os alunos aproveitaram o exercício proposto para trabalhar competências como a interpretação de texto, a capacidade de síntese e a escrita, mas também soft skills como o trabalho em equipa, a comunicação e a gestão de tempo.
Uma vez terminadas as notícias e respetivos posts, os alunos puderam ainda gravar uma leitura dos seus textos em frente a uma câmara e de microfone na mão, simulando o ambiente de um estúdio de televisão. Mesmo com algum nervosismo, os estudantes conseguiram superar este desafio com distinção, ajudando-se mutuamente e revezando-se entre as funções de pivot / repórter, operador de câmara e técnico de teleponto.
Colocar os jovens no papel de jornalistas e de profissionais da comunicação, não só os ajuda a perceber e valorizar a função do jornalismo, como lhes apresenta possíveis carreiras e percursos profissionais. A aluna Ana Inácio destacou precisamente esse aspeto da manhã de atividades: "Permitiu-nos ter uma ideia sobre o que queremos fazer no futuro. Gostei de ter a experiência de escrever e gravar uma notícia, penso que pode ser uma opção para o meu futuro. Foi uma atividade interessante e de muitas aprendizagens", explicou a estudante.
João Rodrigues, outro dos jovens participantes, também mencionou que a parte prática da sessão "serviu para nos apresentar uma nova profissão e o processo por detrás da mesma" enquanto que Alexandre Cardoso - responsável pela notícia de Desporto - descreveu-a como "excelente, muito divertida e única".
"A parte teórica foi muito elucidativa e a parte prática, com a experiência de repórter, foi a cereja no topo do bolo. Foi uma experiência que nunca pensei realizar!" resumiu Rodrigo Peixeiro, que trabalhou uma notícia da secção de Mundo, sobre a guerra na Ucrânia.
Para a professora Paula Miranda, responsável pela dinamização desta sessão Media Lab DN com os alunos, "estas iniciativas são extremamente importantes porque lhes permitem ter contacto com o mundo real, perceber como é que funciona uma profissão e alertá-los para determinados cuidados que devem ter na consulta de conteúdos digitais".
Contudo, o caráter multidisciplinar da experiência foi, para a docente, o aspeto mais positivo: "Estamos a trabalhar várias competências curriculares, quer ao nível do que fazemos com cada uma das disciplinas, quer ao nível da preparação dos alunos enquanto cidadãos ativos, conscientes e empenhados. Nesse sentido acho que é uma atividade particularmente completa. Acho que foi extraordinariamente positiva para eles."
O Media Lab DN tem mais de uma década de existência e educa para a literacia mediática e da informação, em prol da democracia e de uma cidadania plena e ativa. Saiba como participar no site do projeto.