Externato João XXIII promove educação para os media com o Media Lab DN

As turmas do 8.º ano do Externato João XXIII, fundado em 1963 com o nome do Papa Bom, em Lisboa, visitaram o Diário de Notícias, na passada segunda-feira, dia 12 de dezembro, três semanas depois de terem recebido na própria escola a equipa do Media Lab DN para uma sessão "na Escola e na Comunidade", onde transformaram a sala de aula numa "Redação do Século XXI".

A 15 de novembro, no Externato, os jovens jornalistas receberam uma formação teórica sobre a importância do consumo de informação noticiosa e ferramentas para combater o desafio atual de diferenciar desinformação de fontes de informação confiáveis.

Posteriormente à apresentação, os estudantes foram divididos em três grandes grupos, equivalentes às redações de vídeo, rádio e redes sociais e, em duplas, escreveram as suas próprias notícias, a partir de artigos publicados nos sites do Diário de Notícias e da Rádio TSF.

Enquanto os alunos da redação de redes sociais foram desafiados a adaptar as suas notícias para o digital, e a distribuir as suas peças no Twitter e no Instagram, as redações de rádio e vídeo estiveram frente a frente, com microfone, e microfone e câmara, respetivamente, a gravar as notícias adaptadas e produzidas em sala de aula.

A visita ao DN no mês de dezembro levou as turmas do Externato João XXIII à sede do jornal centenário que celebra, à data, 158 anos de existência. Os jovens assistiram a uma apresentação sobre a história do Diário de Notícias e a evolução do jornalismo, e conversaram sobre o trabalho de um jornalista e a grande rede de profissionais que podemos encontrar numa redação de um jornal.

Em seguida, os estudantes foram recebidos pelo Chefe de redação do DN, Pedro Sequeira, que lhes explicou onde e como trabalham os jornalistas, bem como as respetivas dinâmicas e rotinas da redação.

A redação e os estúdios da rádio TSF foram a segunda paragem da visita, onde o jornalista Ricardo Alexandre, diretor-adjunto, falou sobre as singularidades de uma redação de rádio e de como a TSF emite informação diariamente, sem interrupções, há cerca de 35 anos. As turmas do 8º ano puderam ainda assistir, em direto, no estúdio, à emissão do programa "Fórum TSF", com Manuel Acácio.

Na TSF, os alunos que escreveram as notícias para rádio na sessão "Media Lab DN na Escola", puderam também gravar as suas notícias em estúdio.

Ao fim de dois dias de atividades, os estudantes conversaram com os monitores do Media Lab DN sobre esta experiência e mencionaram alguns dos desafios que sentiram, tal como conceitos novos que aprenderam durante as sessões.

"Desinformação" foi a palavra-chave para vários dos estudantes do Externato João XXIII, como a Constança C. e o João S.. Ambos destacaram a importância, não só para os jornalistas, mas para "as pessoas em geral terem cuidado com a veracidade das informações", reconhecendo que é necessário "perceber que algumas informações são falsas" e que os conceitos explicitados, durante a formação teórica, serão boas ferramentas para o futuro.

A respeito da atividade prática, o João S. mencionou a dificuldade inicial em escolher, com o seu par, a notícia que iriam adaptar, por haver uma grande quantidade de opções do site do Diário de Notícias, o que os deixou bastante indecisos. Para a Valéria F. a maior dificuldade surgiu na fase seguinte - reescrever a notícia por palavras próprias. A criação do título foi ainda mencionado como o maior desafio pela Sofia C..

Já Pedro A., que participou na redação de redes sociais, mencionou a dificuldade em adaptar os textos sem copiar a notícia original, e admitiu que a criação de hashtags para a publicação de Instagram foi uma das tarefas em que sentiu maior facilidade pela "proximidade" que tem com o conceito e a função online.

Durante as gravações das redações de vídeo e rádio, os alunos "sentiram na pele" alguns dos desafios de estar em frente a um microfone. O João F. confessou ser bastante difícil não rir durante a gravação, principalmente por estarem outras pessoas a observar. Já Sofia C., após admitir que pensa ser jornalista no futuro, mencionou que sentiu algum nervosismo durante a gravação, mas que acha que "ao longo do tempo [o nervosismo] irá passar".

Este é o segundo ano em que o Externato João XXIII participa em workshops Media Lab DN que, para a professora Cátia Lopes, ajudam os jovens a percecionar a realidade dentro do mundo digital e os cuidados necessários na procura de informação e combate à desinformação: "É muito importante, porque eles vão aos sites sem malícia procurar a informação de que precisam e acabam por ser, de certa forma, "contaminados" ou levados a pensar de uma forma diferente daquela que deviam".

A visita do Media Lab DN é também uma componente complementar ao projeto "O Jornal" que a escola de Lisboa desenvolve com os estudantes e que lhes permite experimentar "um dia na redação" e viver a rotina de um jornalista.

O Media Lab DN é um projecto de literacia mediática que procura levar aos jovens os valores da literacia mediática, da importância de se combater a desinformação na era digital, e do papel do jornalismo para a construção de uma sociedade bem informada. Saiba como participar no site do projeto.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG