Crianças do Colégio Cantinho das Descobertas experimentam jornalismo radiofónico com o Media Lab DN

No passado mês de novembro, o Media Lab DN levou a cabo duas atividades com os alunos do 5º e 6º ano do Colégio Cantinho das Descobertas. Numa primeira ocasião, a equipa do Media Lab deslocou-se ao Colégio, no Montijo, para uma manhã de atividades de literacia mediática com os alunos do 2º ciclo. Umas semanas mais tarde, as duas turmas foram às Torres de Lisboa, visitar as redações do DN e da Rádio TSF, onde terminaram o trabalho começado em sala de aula.

A primeira manhã de atividades, no dia 16 de novembro, começou com uma formação teórica: a partir de exemplos do dia-a-dia das crianças, a formadora Media Lab, Mariana Amorim, discutiu com as turmas algumas ferramentas que podemos utilizar para nos mantermos bem informados. Para além disso, foram abordados temas como a estrutura do texto noticioso, e as regras de escrita e locução para jornalismo radiofónico.

Uma vez relembradas as bases teóricas, chegou a altura de passar à prática. As diferentes editorias da rádio TSF - como Portugal, Desporto ou Futuro - foram atribuídas aos vários alunos da turma, que se organizaram em sala de aula como se estivessem numa redação, com o objetivo de construir e gravar um noticiário radiofónico.

Cada par de alunos tinha uma missão específica: escolher uma notícia da sua secção no site da TSF, lê-la atentamente e reescrevê-la por palavras próprias, seguindo as regras de escrita para rádio.

Para terminar a manhã, os alunos gravaram a leitura das notícias que escreveram, com direito a auscultadores e microfone, para que pudessem praticar a boa postura, dicção e ritmo que jornalistas de rádio devem ter.

O "momento da verdade", contudo, só chegou umas semanas mais tarde, no dia 29, quando os cerca de 30 alunos do Colégio CdD visitaram as redações do Diário de Notícias e da Rádio TSF, em Lisboa.

As duas turmas foram recebidas não só pela equipa do Media Lab DN, mas também por jornalistas do Diário de Notícias e da TSF, que acolheram os jovens jornalistas e os guiaram pelas duas redações, mostrando-lhes os vários espaços onde, todos os dias, se dá vida às notícias.

No caso do DN, foi Pedro Sequeira - chefe de redação - que falou com os estudantes sobre o dia-a-dia e as dinâmicas de trabalho dos jornalistas desta publicação centenária. De seguida, as duas turmas foram à redação e aos estúdios da rádio TSF onde foram recebidos pelo seu diretor executivo, Pedro Cruz, que, para além de lhes falar sobre o seu percurso profissional ainda lhes mostrou os diversos espaços e estúdios onde, há 35 anos, se faz rádio ininterruptamente.

Uma vez conhecidas as diferentes redações dos dois órgãos de comunicação social, os alunos puderam retomar o trabalho que tinham começado nas salas de aula. Sentados à secretária, no estúdio 2 da TSF, como verdadeiros jornalistas de rádio, cada par de alunos gravou, novamente, a notícia que tinha preparado na escola - desta vez "enfrentando" o microfone do estúdio.

Foi a cereja no topo do bolo para todos, mas em especial para o aluno Gabriel Alves que, na ausência do seu colega Pedro S., contou, na leitura da notícia, com o Diretor da TSF, Pedro Cruz. Um momento único e, seguramente, memorável para ambos.

O Media Lab DN é um projecto educativo que procura levar aos jovens os valores da literacia mediática, da importância de se combater a desinformação na era digital, e do papel do jornalismo para a construção de uma sociedade bem informada. Saiba como participar no site do projeto.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG