Alunos do INETE criam primeiras páginas com o Media Lab DN

Na passada quarta-feira, dia 6 de julho, os estudantes do 1º ano do Curso de Aprendizagens do INETE (Instituto de Educação Técnica), receberam o Media Lab DN na Escola e na Comunidade para participarem no workshop "Faz a Tua 1ª. Página".

O início da manhã contou com uma formação teórica, onde os jovens puderam debater a importância de se estar bem informado, os perigos da desinformação, e aprender algumas técnicas para combater as fake news nas redes sociais.

Divididos em duplas, após a sessão teórica, os alunos foram desafiados a tornarem-se autênticos jornalistas e a criarem as suas primeiras páginas de um jornal. O site do Diário de Notícias foi a fonte de informação para as notícias que os estudantes reescreveram, utilizando a sua criatividade na escolha de diferentes secções a serem abordadas e a capacidade de síntese nos textos e títulos escritos. O resultado foram várias primeiras páginas, cada uma delas composta por uma barra informativa, uma manchete, um destaque fotográfico e duas chamadas de informação.

Com as primeiras páginas terminadas, os jovens estudantes conversaram com a equipa do Media Lab DN sobre esta experiência de educação para a Literacia Mediática e da Informação, assim como alguns dos desafios que sentiram ao longo da manhã.

Reescrever as notícias por palavras próprias foi um dos desafios mencionados pela dupla de alunos Gonçalo Taborda e Francisco Santos, que também enfatizaram a importância de relembrar conceitos como desinformação, clickbait e o algoritmo para o consumo de informação nas redes sociais.

Para o estudante Dalton Amaral, outros dois aspetos da escrita das notícias foram as principais dificuldades durante o workshop: "Como existe [limite] de caracteres, dificultou um pouco... e também criar um título", confessou o jovem, destacando a capacidade dos jornalistas em serem objetivos e sucintos na escrita de artigos.

A Professora de português, Inês Brandão, que acompanhou a sessão, relaciona a atividade prática desenvolvida com o Media Lab DN com a sua disciplina e menciona a importância da produção escrita no currículo dos estudantes: "Acho que é bom para eles aprenderem a focar-se, aprenderem a saber resumir um texto e a saber recolher informações."

A docente salientou ainda a importância dos tópicos abordados na formação teórica para os jovens, por aprenderem a "filtrar as notícias", reconhecer as fontes de informação de uma determinada publicação online, ou a utilizar determinadas ferramentas para diferenciar um conteúdo informativo de desinformação.

O Media Lab DN é um projeto de educação para a literacia mediática e da informação, que pretende sensibilizar os jovens para o combate à desinformação e para a importância do jornalismo em prol de uma sociedade democrática e informada, através de workshops práticos que colocam as crianças e jovens no papel de jornalistas por um dia. Saiba como participar no site do projeto.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG