Euro 2016 na RTP: "A Culpa é do Ronaldo"
Entre 10 de junho e 10 de julho, todas as plataformas RTP vão estar focadas no Euro 2016. A estação pública de rádio e televisão apresentou esta terça-feira a Operação Euro 2016. No primeiro canal, além da transmissão diária de um jogo do campeonato europeu de futebol (oito jogos serão transmitidos em tecnologia 4K, num canal especial), também os formatos de entretenimento estarão focados na prova.
Ao longo de um mês, o horário nobre da RTP1 e da RTP3 será totalmente dedicado ao futebol. E, no que toca aos comentadores que vão analisar jogos, resultados e fazer previsões, há nomes novos: Rui Costa, administrador da SAD do Benfica, e Nuno Espírito Santo (ex-treinador do Valência) são as grandes novidade. Marco Silva, Toni, Manuel José, Sérgio Conceição também fazem parte da equipa de comentadores.
Em França, as reportagens estarão a cargo dos jornalistas Manuel Fernandes Silva, Alexandre Santos, Pedro Martins e Marco Hélio.
Em dia de jogos da Seleção Nacional (14, 18 e 22 de junho), Tânia Ribas de Oliveira e José Pedro Vasconcelos vão estar, durante o daytime, em direto de um espaço aberto ao público, em Lisboa, onde vão ser transmitidas as partidas. Mas as novidades no entretenimento não se ficam por aqui.
Pedro Fernandes conduz "A Culpa é do Ronaldo", formato emitido diariamente no late night da RTP1 e que vai contar com vários segmentos de humor: além do regresso de Herman José e Maria Rueff com as suas icónicas personagens Estebes e Zé Manel Taxista, e da equipa do programa de humor DDT - Donos Disto Tudo, Luís Franco Bastos também reforça o coletivo, com as suas imitações.
O repórter do daytime da RTP1 Tiago Góes Ferreira vai fazer o percurso Lisboa-Paris de autocaravana e irá, durante o Euro 2016, acompanhar os adeptos das seleções com menos destaque.
No segmento multimédia, um site apenas de dedicado ao Euro 2016, vai incluir toda a informação sobre o campeonato, como os resumos dos jogos on demand e as principais reportagens dos enviados especiais a França. Na plataforma RTP Play, uma inovação: os internautas vão poder escolher entre cinco câmaras, que vão mostrar perspetivas diferentes da partida.
Juntos Somos Mais Fortes, música dos Amor Electro, é o hino escolhido pela RTP para ser banda sonora da campanha do Euro 2016.
Durante a conferência de imprensa, esta terça-feira, Daniel Deusdado, diretor de programas da RTP, apresentou também as linhas gerais da operação para os Jogos Olímpicos, que irá incluir uma forte aposta no entretenimento. Este verão, ao invés do habitual programa do daytime Verão Total, Praias Olímpicas ocupará as manhãs e as tardes da RTP1. O formato, feito nas praias portuguesas, de norte a sul do país, será um concurso em que as famílias poderão participar. Francisco Menezes, Vanessa Oliveira, António Raminhos e Jani Gabriel serão os apresentadores do formato.
Este ano, pela primeira vez, os Jogos Paralímpicos terão um espaço na antena generalista da RTP1, no horário late night.