Media
02 fevereiro 2023 às 18h46

Morreu Glória Maria, jornalista e ícone da televisão brasileira

Jornalista tinha 73 anos. Foi a primeira repórter a entrar ao vivo no Jornal Nacional.

DN

A jornalista da TV Globo, Glória Maria, faleceu esta quinta-feira no Rio de Janeiro, aos 73 anos.

Foi a primeira repórter a entrar ao vivo no Jornal Nacional e integrava desde 2010 a equipa do Globo Repórter.

"É com muita tristeza que anunciamos a morte da nossa colega, a jornalista Glória Maria", informou a TV Globo em comunicado.

A jornalista brasileira foi diagnosticada com um cancro do pulmão em 2019, tendo sido tratada com sucesso através de imunoterapia.

"Sofreu metástase no cérebro, tratada em cirurgia, também com êxito inicialmente", lembra a estação brasileira na mesma nota.

"Em meados do ano passado, Glória Maria começou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias, e Glória morreu, esta manhã, no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio", pode ler-se.

A morte de Glória Maria já foi lamentada pelo Presidente do Brasil. "Recebo com muita tristeza a notícia da morte de Glória Maria, uma das maiores jornalistas da história da nossa televisão. Glória foi repórter em momentos marcantes do Brasil e do mundo, entrevistou grandes nomes e deixou sua marca na memória de brasileiros e brasileiras", escreveu Lula da Silva no Twitter.

"Foi a primeira repórter a fazer uma entrada ao vivo no Jornal Nacional e se tornou eterna nos programas Fantástico e Globo Repórter. Meu abraço e solidariedade aos familiares, amigos, colegas e admiradores de sua carreira", acrescentou.

Também a ex-presidente brasileira Dilma Rousseff lamentou a morte da jornalista. "Glória Maria foi a repórter mais popular da história da televisão brasileira. Foi ainda uma pioneira, que abriu caminho para as mulheres e as mulheres negras num espaço até então reservado aos homens. Contou a história e fez história. Meus sentimentos a suas filhas, parentes e amigos", escreveu no Twitter.

Tópicos: Brasil, Óbito, media