Anúncio de gel de banho da Sanex proibido no Reino Unido por transmitir "estereótipos raciais"
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Anúncio de gel de banho da Sanex proibido no Reino Unido por transmitir "estereótipos raciais"

Marca disse que "apresentar modelos de diferentes origens e tons de pele" fazia parte de seu compromisso "com a diversidade" para transmitir a ideia de que o produto "é adequado para todos".
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O regulador de publicidade do Reino Unido proibiu esta quarta-feira, 20 de agosto, uma publicidade na televisão britânica ao gel de banho da Sanex, considerando que transmitia um "estereótipo racial" de que "a pele negra é problemática e a pele branca é superior".

O anúncio mostra uma mulher negra com marcas vermelhas de arranhões, depois outra coberta por um material semelhante a argila com a legenda: "Para quem tem a pele ressecada mesmo quando exposta à água."

Em seguida, continua com a imagem de uma mulher branca a tomar banho com o gel de banho Sanex: "Experimente tomar banho com o novo Sanex Skin Therapy e seu complexo patenteado de aminoácidos. Para uma sensação de hidratação 24 horas".

A publicidade termina com um texto e uma 'voz-off' [narração]: "O alívio pode ser tão simples quanto um duche".

De acordo com o comunicado do regulador britânico, a Colgate-Palmolive, proprietária da marca Sanex, explicou durante a investigação que "apresentar modelos de diferentes origens e tons de pele" fazia parte de seu compromisso "com a diversidade" para transmitir a ideia de que o produto "é adequado para todos".

O órgão reconhece na decisão que a mensagem é "não intencional e pode passar despercebida por alguns espetadores", mas acredita "que o anúncio provavelmente reforçará o estereótipo racial negativo e ofensivo de que a pele negra é problemática e a pele branca é superior".

A Sanex disse à BBC que tomou nota da decisão do regulador. "O nosso anúncio tinha como objetivo destacar como a nossa linha Skin Therapy contribui para a saúde da pele em diversos tipos de pele. Na Sanex, a nossa missão é promover a saúde da pele para todos, o que se reflete em toda a comunicação da nossa marca."

Swatch teve de pedir desculpa

ESte caso acontece na mesma semana em que a fabricante de relógios suíça Swatch pediu desculpas por uma campanha publicitária que mostrava um gesto considerado racista, alvo de críticas de consumidores chineses, tendo "removido imediatamente todos os materiais relacionados em todo o mundo".

O anúncio que fazia parte da coleção Swatch Essentials mostrava um modelo asiático com um gesto de "olho puxado" — um gesto considerado depreciativo e racista, noticiou a emissora pública suíça SRF.

A imagem gerou críticas nas redes sociais na China, com a participação de grandes influenciadores, que consideraram que as poses imitavam provocações racistas sobre olhos asiáticos e pediram boicote nas redes sociais.

"Pedimos sinceras desculpas por qualquer desconforto ou mal-entendido que isso possa ter causado", escreveu a Swatch na rede social Instagram na segunda-feira. A relojoaria suíça afirmou que "trataria este assunto com a máxima importância".

A SRF noticiou que o pedido de desculpas também foi publicado na rede social chinesa Weibo, em chinês e inglês.

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