Manchester United dá hoje o pontapé de saída na bolsa a cotar nos 14 dólares

Publicado a
Atualizado a

O Manchester United entra hoje num novo campeonato, o da bolsa. O clube britânico, com 19 campeonatos ganhos, revelou ontem à noite que encaixou 233,3 milhões de dólares com o IPO (Oferta Pública Inicial). As ações arrancam hoje a negociar em Wall Street, com o símbolo MANU e a um preço de 14 dólares por ação, ou seja abaixo do intervalo inicialmente determinado.

O clube, com 134 anos de história e que foi comprado pela família Glazer em 2005, anunciou hoje que vendeu 16,7 milhões de ações a um preço unitário de 14 dólares. O intervalo inicialmente pretendido era de entre 16 e 20 dólares por ação.

As ações arrancam hoje a negociar na New York Stock Exchange com o símbolo MANU.

Face aos 14 dólares por ação a que vão começar hoje a transacionar os títulos, o Manchester United fica avaliado em 2,9 mil milhões de dólares, mais de mil milhões de dólares acima da estimativa da Forbes e da Bloomberg para o valor do Real Madrid.

"A empresa estava a pedir aos investidores que pagassem um preço elevado e assumissem um grande risco", afirmou um analista à Bloomberg.

O Manchester United tornar-se assim na primeira equipa desportiva a cotar no mercado norte-americano desde a equipa de baseball Cleveland Indians em 1998.

"Este IPO é a tentativa do clube de tentar colocar a sua dívida em níveis de uma gestão sustentável. O clube tem estado a investir na sua equipa de futebol e tem vendido alguns dos seus melhores jogadores", afirmou Tim Jenkinson, professor de economia da Universidade de Oxford, ao Wall Street Journal.

O Manchester United escolheu a bolsa de Nova Iorque depois de ter chegado a considerar a praça de Singapura. A desistência da ida para esta bolsa aconteceu mesmo depois de ter sido aprovada a negociação. Singapura já tinha sido a segunda opção, depois de o Manchester United ter olhado primeiro para Hong Kong no ano passado.

O clube pertence à família Glazer que é também dona da equipa de futebol norte-americano Tampa Bay Buccaneers. As ações de Classe B dos Glazer terão 10 vezes mais poder de voto que as ações de Classe A dos restantes acionistas.

O Jefferies Group será a instituição colocadora do IPO juntamente com o Credit Suisse, JPMorgan Chase, Bank of America, Merrill Lynch e Deutsche Bank.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt