Mais meia pensão para todos os reformados já em outubro

Primeiro-ministro anunciou as medidas de apoio às famílias.
Publicado a
Atualizado a

Os pensionistas vão receber um suplemento extraordinário extra correspondente "a meio mês de pensão equivalente a 50% do valor habitual da pensão, paga de uma só vez em outubro", afirmou o chefe do Governo esta segunda-feira.

Assim, "o Governo vai propor à Assembleia da República o seguinte aumento das pensões para 2023: de 4,43% para pensões até 886 euros, de 4,07% para pensões entre 886 e 2.659 euros; e de 3,53% para as outras pensões sujeitas a atualização", revelou António Costa.

O chefe do Governo garante que "estes aumentos somados ao suplemento extraordinário e pago já em outubro garantem que todos os pensionistas têm, até 2023, um rendimento idêntico ao da estrita aplicação da forma legal".

Atualização em 2023 seria entre 7,10% e 8%

O primeiro-ministro admitiu que, por via da atualização automática das pensões, no próximo ano, os pensionistas iriam receber mais entre 7,10% e 8%.

Em vez de aplicar a fórmula de cálculo habitual, vai atribuir mais meia pensão aos reformados em outubro. E depois propor à Assembleia da República aumentos inferiores entre 3,53% e 4,7%.

Contudo, o primeiro-ministro assegura que "o suplemento pago em outubro somado aos aumentos que vão ser propostos à Assembleia da República garantem aumentos entre 7,10% e 8% em 2023".

"99,9%" dos pensionistas recebem bónus

António Costa explicou que o bónus de meia pensão em outubro vai chegar quase à totalidade dos pensionistas. "A Lei só exclui da atualização as pensões acima de 12 IAS", pelo que "99,9% dos pensionistas vão receber meia pensão no próximo mês de outubro, indicou.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt