Xi Jinping felicita novo dirigente do Kuomintang em Taiwan e defende princípio 'Uma só China'
Xi expressou, no sábado à noite, na sua mensagem de felicitação a Wu, a sua oposição à independência da ilha e apelou à adesão do 'Consenso de 1992', ao abrigo do qual ambas as partes reconhecem o princípio de "Uma só China", mas cada um dos lados faz a sua própria interpretação desse princípio. Para Pequim, tal significa que Taiwan nunca pode ser um Estado.
O Presidente do Partido Comunista da China (PCC) sublinhou o seu desejo que os dois partidos "tenham em mentem o bem estar dos seus compatriotas dos dois lados do Estreito (de Taiwan)".
"O PCC e o KMT deveriam manter-se na direção certa para um desenvolvimento pacífico das relações dos dois lados do Estreito e tentar alcançar o rejuvenescimento da nação chinesa", acrescentou.
Wu, que vai assumir o cargo oficialmente no próximo dia 20 de agosto, sublinhou também o seu desejo de "continuar a consolidar" o acordo de 1992, bem como avançar para um desenvolvimento sustentável das duas regiões, segundo a agência estatal chinesa.
A vitória de Wu aconteceu na noite de sábado com 52,4% dos votos, na mesma data em que a atual Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, do Partido Democrata Progressista (PDP), cumpria o seu primeiro aniversário no poder.