'Startups' portuguesas Corkbrick Europe e Homeit lançam 'crowdfunding' de 400 mil euros
Em comunicado, a Seedrs explica que a Corkbrick Europe é uma empresa portuguesa em fase de arranque ('startup') que desenvolveu um sistema inovador de blocos de cortiça que, à semelhança das peças Lego, permite criar e construir em casa ou no escritório qualquer tipo de estrutura ou mobiliário sem o recurso a ferramentas, tendo lançado uma campanha com o objetivo de angariar 150 mil euros.
Avaliada em 850 mil euros, a 'startup' portuguesa coloca no mercado 15% do seu capital numa campanha que já atingiu mais de 20% do seu objetivo, o equivalente a mais de 32 mil euros, e que está ativa na plataforma Seedrs.
A Homeit, por sua vez, refere, criou uma solução "simples, segura e de baixo custo" para o mercado dos arrendamentos de curta duração que permite gerir remotamente as unidades de alojamento local e lança no início da próxima semana uma operação de venda de ações em 'equity crowdfunding'.
O sistema Homeit funciona tanto com as portas da rua como as dos apartamentos, e permite o acesso aos hóspedes e fornecedores através de um de 'smartphone' ou de um sms.
O objetivo da campanha é captar pelo menos 250 mil euros, colocando 10% do capital no mercado, e estando avaliada em 2,25 milhões de euros, acrescenta.
Para o diretor de desenvolvimento de negócios da Seedrs, Filipe Portela, citado na nota, "é cada vez maior e significativo o interesse de empresas portuguesas em captar financiamento através do 'equity crowdfunding', do mesmo modo que é, igualmente, cada vez mais expressivo o interesse da parte dos investidores em 'startups'".
A Seedrs é uma plataforma de 'equity crowdfunding', que junta empresas e investidores de toda a Europa, abrindo a possibilidade a qualquer pessoa de investir em ações de novas empresas, Pequenas e Médias Empresas e 'startups'.
Com escritórios em Lisboa, Londres, Nova Iorque, Amsterdão e em Berlim, a Seedrs (inaugurada em 2012) financiou no ano passado quase 160 campanhas através de investidores de 65 países que, com 45 mil investimentos concretizados, que contribuíram, em média, com 2.230 euros.