População do Brasil supera 208 milhões de pessoas
Segundo a mesma instituição, 57% da população brasileira vive concentrada nas 317 maiores cidades do país, que tem ao todo 5.570 municípios.
Por outro lado, 68,4% dos municípios do Brasil têm menos de 20 mil habitantes concentrando apenas 15,4% da população.
No conjunto das 27 capitais do Brasil vivem 49,7 milhões de pessoas, dado que representa 23,8% da população do país.
O município de São Paulo continua a ser o mais populoso do Brasil, com 12,2 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro, com 6,7 milhões de habitantes, Brasília e Salvador, ambos com cerca de 3 milhões de habitantes.
Os Estados brasileiros mais populosos estão na região sudeste do país, enquanto os cinco menos povoados estão no norte.
São Paulo é o Estado mais populoso com 45,5 milhões de habitantes e concentra 21,8% da população do país.
Em seguida aparece o Estado de Minas Gerais, com 21 milhões de habitantes e o do Rio de Janeiro, com 17 milhões de habitantes.
Roraima, Estado no norte do país que faz fronteira com a Venezuela, é o menos povoado do Brasil com 576.600 habitantes, o que representa 0,3% da população total do país, apesar do elevado número de migrantes venezuelanos que lá se concentram.
As estimativas do IBGE incorporaram os migrantes venezuelanos que chegaram a Roraima, dos quais 99% vivem nos municípios de Boa Vista e Pacaraima.
Dados oficiais indicam que 127 mil migrantes venezuelanos cruzaram a fronteira do Brasil fugindo da crise económica e política de seu país e 60% deles já deixaram o país tendo oficialmente pedido permissão para ficar apenas 56 mil imigrantes.
As estimativas populacionais divulgadas pelo IBGE são referência para a formulação de vários indicadores sociais, económicos e demográficos.