Investigadores de Coimbra descobrem forma de tornar mais ecológica a produção de polímeros sintéticos

Coimbra, 26 abr 2019 (Lusa) - Investigadores da Universidade de Coimbra (UC) descobriram que água não tratada pode ser usada como solvente na produção de polímeros sintéticos, com estrutura controlada, através de polimerização radicalar por transferência de átomo (ATRP), foi hoje anunciado.

Em comunicado, a UC refere que "não é necessário usar água ultrapura num dos processos mais comuns de polimerização para a preparação de polímeros com propriedades controladas, presentes em produtos quotidianos como componentes eletrónicos, cosméticos ou fármacos".

"Esta descoberta revoluciona a produção destas macromoléculas, tornando-a bem mais barata e ecológica", refere a nota sobre a investigação, que foi liderada por Jorge Coelho e Patrícia Mendonça, da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

O resultado da investigação originou um artigo científico "Pushing the limits of robust and eco-friendly ATRP processes: untreated water as the solvent", publicado na revista "Polymer Chemistry" com destaque de capa. Foi ainda objeto de destaque na 'Chemistry World', uma das publicações de referência mundial na área da química.

"Demonstrámos pela primeira vez a possibilidade de se usar água extraída diretamente do mar, de rios ou da chuva, para conseguir sintetizar polímeros de estrutura controlada", explica Jorge Coelho.

Até agora "toda a gente usava água ultrapura (que passa por várias etapas de tratamento), porque existia o receio de que as impurezas da água interferissem no sistema de polimerização", salienta o docente e investigador do Departamento de Engenharia Química da UC.

Betinho

Betinho: "NBA? Havia campos que tinham baldes para os jogadores vomitarem"

Nasceu em Cabo Verde (a 2 de maio de 1985), país que deixou aos 16 anos para jogar basquetebol no Barreirense. O talento levou-o até bem perto da NBA, mas foi em Espanha, Andorra e Itália que fez carreira antes de regressar ao Benfica para "festejar no fim". Internacional português desde os Sub-20, disse adeus à seleção há apenas uns meses, para se concentrar na carreira. Tem 34 anos e quer jogar mais três ou quatro ao mais alto nível.