Holanda/Ataque: Pista terrorista "levada a sério" após tiroteiro - procuradores

Uma pista terrorista está a ser "levada a sério" na investigação do ataque de segunda-feira num elétrico na cidade de Utrecht, anunciaram hoje os procuradores holandeses, garantindo que "não há ligação" entre o suspeito e as vítimas.
Publicado a
Atualizado a

"Nesta fase, um motivo terrorista é levado a sério", referiram em comunicado conjunto o Ministério Público e a polícia local, que deteve três suspeitos na segunda-feira.

Segundo os procuradores, a natureza do ataque e uma nota encontrada no carro utilizado pelo principal suspeito, Gokmen Tanis, dão razões para considerar o terrorismo como um motivo.

Os promotores também explicam que, até ao momento, as investigações não indicam que exista uma relação entre o principal suspeito e as vítimas.

A polícia holandesa está a interrogar hoje as três pessoas detidas após o tiroteio que provocou três mortos na cidade de Utrecht, incluindo Gokmen Tanis, homem de ascendência turca e considerado o principal suspeito.

Gokmen Tanis, de 37 anos, foi detido na segunda-feira à noite, após o seu irmão mais novo, conhecido pelos serviços secretos holandeses (IADL) pelas suas ideias extremistas, ter sido preso.

Segundo a agência de notícias Efe, uma terceira pessoa também foi detida, contudo a sua identidade não foi disponibilizada.

A família do alegado autor do ataque considerou "pequena" a probabilidade de a motivação ser terrorista, indicou a agência noticiosa estatal Anadolu.

"A possibilidade de que tenha sido um ataque terrorista é pequena", afirmou Mahmut Tanis, tio de Gokmen Tanis, acrescentando que o motivo pode estar relacionado com "assuntos familiares".

Pelo menos três pessoas foram mortas e cinco ficaram feridas nos tiroteios em Utrecht, segundo o presidente da Câmara de Utrecht, Jan van Zanen.

O tiroteio verificou-se pelas 10:45 (hora local, 09:45 em Portugal Continental) num elétrico que percorria o bairro de Kanaleneiland, no centro de Utrecht.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt