De acordo com o presidente da CIM Viseu Dão Lafões, José Morgado, o projeto vai ser implementado ao longo de 55 quilómetros do troço da linha do Vouga, entre Viseu e Oliveira de Frades.."Este é um projeto estruturante para a região. Tomámos a decisão política de avançar com este projeto com candidatura a fundos europeus, para construção de uma ecopista que começa em Viseu, passa por Vouzela, S. Pedro do Sul e termina em Oliveira de Frades", apontou..Em conferência de imprensa, que decorreu na antiga estação ferroviária de Bodiosa, em Viseu, o secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, explicou que este projeto será candidatado ao Programa "Valorizar", do Portugal 2020 (fundos europeus).."O investimento global do projeto é de 3,3 milhões de euros: o investimento do espaço canal ao nível da infraestrutura é de 2,4 milhões de euros e o investimento em pontes, túneis e obras de arte ascende a quase um milhão de euros", informou..Nos 14 quilómetros que atravessam o concelho de Viseu serão investidos 500 mil euros, 400 mil euros nos 6,4 quilómetros que atravessam S. Pedro do Sul, 400 mil euros nos quase nove quilómetros de Vouzela e mais de um milhão de euros nos cerca de 26 quilómetros que atravessam Oliveira de Frades..De acordo com a CIM Viseu Dão Lafões, com este projeto pretende-se requalificar o piso da plataforma antiga da Linha do Vouga, mas também dotar este troço de equipamentos e infraestruturas que permitam à população local e aos seus visitantes apreciar a paisagem verde..Pretende-se ainda organizar e colocar no mercado os recursos endógenos do território (naturais, paisagísticos, patrimoniais e culturais), contribuindo para "a qualificação da oferta turística e para a notoriedade e atratividade do destino"..Com a concretização da copista do Vouga, que se vem juntar aos quase 50 quilómetros da Ecopista do Dão, será criado um corredor com uma extensão que poderá ser vista como "a maior ecopista contínua da Península Ibérica".