Câmara de Espinho distribui seis viaturas mais ecológicas por serviços e instituições
No caso das estruturas municipais, estão em causa três carros elétricos para utilização pelos piquetes afetos aos serviços de água, saneamento e obras. Este reforço de frota custou cerca de 60.000 euros e foi cofinanciado pelo Fundo Ambiental, no âmbito da estratégia do Governo para descarbonização da atmosfera, sendo que os automóveis em causa "respeitam a pegada ecológica" que o Município de Espinho quer reduzir no seu território.
No que se refere à instituição de caráter social, por sua vez, o carro que a Câmara ofereceu ao Centro Social de Paramos destina-se ao seu Serviço Móvel de Apoio à Comunidade, foi integralmente financiado pela autarquia e custou 30.000 euros.
Segundo fonte da câmara, a viatura foi sujeita à devida "adaptação interior" pelo Centro Social e vai agora "dar apoio à população maior de idade com problemas de dependência de substâncias psicoativas".
O referido Serviço Móvel de Apoio à Comunidade serve anualmente um universo de 250 utentes e entre esses incluem-se não apenas toxicodependentes e dependentes da administração de metadona, mas também cidadãos sem-abrigo.
Finalmente, os dois outros veículos oferecidos pela câmara foram entregues à PSP de Espinho, no âmbito do protocolo celebrado entre o Município e essa autoridade policial.
Em causa estão duas viaturas híbridas "de mobilidade sustentada e amigas do ambiente", que, tendo custado cerca de 40.000 euros, estão reservadas ao desenvolvimento do programa "Escola Segura".