Gaia aprova abertura de discussão pública do plano de urbanização da Avenida da República

Vila Nova de Gaia, Porto, 15 abr 2019 (Lusa) - A Câmara de Vila Nova de Gaia aprovou hoje a abertura de discussão pública do Plano de Urbanização da Avenida da República, artéria central onde o presidente da autarquia deseja substituir o asfalto ou ter "uma solução inovadora".
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A proposta da maioria socialista foi aprovada com nove votos favoráveis do PS e duas abstenções do PSD em reunião de executivo camarário.

Em causa está o plano de urbanização de uma rua central de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, que já foi remetido a parecer da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e sobre o qual Eduardo Vítor Rodrigues disse esperar que gere "muitas propostas e sugestões por parte dos cidadãos".

"Gostava, por exemplo, de ver discutido o tipo de árvores que vão ser colocadas na Avenida da República ou se concordam que o asfalto, como eu desejo, seja retirado e substituído por uma solução inovadora que não passa pelos paralelos", afirmou o presidente da câmara, Eduardo Vítor Rodrigues.

O autarca disse querer também "saber o que os gaienses pensam da inclusão de sensores de qualidade do ar na Avenida da República e quando estes estiverem vermelhos fecha-se o trânsito no Morro [parte norte da avenida] e em Santo Ovídio [parte sul] e só se pode andar a pé ou de bicicleta",

Eduardo Vítor Rodrigues, que falava aos jornalistas à margem da reunião camarária e após a apresentação do relatório de contas de 2018, adiantou que o PU desta via é "muito ambicioso", mas "está em consonância com aquilo que se pretende para o futuro", destacando as medidas de caráter ambiental e de mobilidade.

Em 17 de dezembro do ano passado, Eduardo Vítor Rodrigues adiantou que este plano incluía a reativação dos túneis da Real Companhia Velha e de acesso à Ponte Dona Maria para evitar os atravessamentos à superfície na Avenida da República, uma artéria que tem metro à superfície num corredor central que é ladeado por estrada para circulação rodoviária.

"Houve um erro histórico no passado. O metro na Avenida da República devia ter sido feito com uma parte de enterramento. Não aconteceu e agora é preciso corrigir esta opção", declarou o presidente do município que não quis avançar com estimativas de prazos para estarem ativos aqueles túneis.

O autarca quer ver a Avenida da República como "um verdadeiro elo de ligação" à Estrada Nacional 222, "a importância desta reorganização" e lembrou o lançamento da extensão da linha amarela de metro de Santo Ovídio até Vila D'Este, concurso lançado em 05 de abril no Porto na presença do primeiro-ministro António Costa.

Outra das ideias hoje descritas por Eduardo Vítor Rodrigues para o plano de urbanização da Avenida da República é a criação de um sistema de armazenamento de água da chuva para ser usada em rega.

O autarca também apontou que "quer garantir o cumprimento de horários pelos operadores de autocarros" e que estes serão equipados de 'GPS' para "evitar que continuem a estar encavalitados e a passar à frente uns dos outros para apanhar passageiros" numa avenida onde "a mobilidade é fundamental".

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