Fotógrafo Luiz Carvalho expõe 50 anos de imagens em "O Rosto é Paisagem"

A exposição de fotografia "O Rosto é Paisagem", de Luiz Carvalho, com imagens que tem vindo a captar nos últimos 50 anos, é inaugurada a 23 de novembro, às 18:00, na Pequena Galeria, em Lisboa,
Publicado a
Atualizado a

O autor, de 63 anos, que também é curador da exposição, apresenta uma seleção de imagens que tem vindo a captar nos últimos 50 anos, segundo a galeria.

"Os rostos que fotografo há 50 anos são paisagens interiores, onde a luz, o relevo, a escala e a ilusão do longe estar perto coincidem com a vastidão que me leva à sustentável forma de ver e ser. (...) Procuro cúmplices, para estes segundos de memória eterna", afirma o fotógrafo num comunicado da galeria sobre a mostra.

Luiz Carvalho, que nasceu e vive em Lisboa, tem origens na Beira-Alta, e frequentou o Liceu Padre António Vieira, licenciando-se em arquitetura, na Escola Superior de Belas Artes, em Lisboa, em 1979.

Trabalhou dez anos como arquiteto na Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, de onde transitou para o semanário Expresso, onde foi editor multimédia e, durante 25 anos, editor de fotografia.

Recebeu o Prémio Gazeta, foi correspondente da Sipa Press, nos anos de 1980, colaborou com a Associated Press, durante quatro anos com o Tal & Qual, do Grupo Impala, com a Grande Reportagem e o Primeiro de Janeiro, onde em 1978 iniciou a carreira de jornalista.

Foi professor de fotojornalismo na Universidade Autónoma de Lisboa durante dez anos, e continua a ensinar fotografia no seu estúdio, Lightshot.

Desde 2012 que tem um programa semanal na televisão, primeiro durante quatro anos na TVI, o Fotografia Total, e depois na RTP3, Fotobox, no ar, de que é autor e realizador.

A mostra ficará patente na Pequena Galeria até 22 de dezembro.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt