Detido no México líder regional de cartel

A Marinha mexicana deteve o chefe regional do cartel do Golfo na cidade fronteiriça de Matamoros, de onde coordenava o tráfico de droga para os Estados Unidos da América, noticiou a agência Efe.
Publicado a
Atualizado a

Alertada para a existência de um grupo de pessoas armadas numa casa particular nas imediações de Matamoros, elementos da Marinha tomaram de assalto a vivenda e prenderam o narcotraficante Alfredo Cárdenas Martínez, conhecido como El Contador.

Segundo a Efe, que cita a imprensa local, trata-se do sobrinho de Osiel Cárdenas Guillén, do mesmo cartel, que em 2010 foi condenado a 25 anos de prisão.

Este cartel de droga perdeu força nos últimos anos, mas continua ativo na fronteira e controla os centros de distribuição-chave nas cidades norte-americanas de Houston, Detroit e Atlanta, segundo a Administração para o Controlo de Drogas dos Estados Unidos (DEA na sigla em inglês).

A semana passada as autoridades mexicanas prenderam outro narcotraficante, José Eduardo Zamora, conhecido como Cholo.

Na semana anterior, o líder do cartel Los Zetas, por cuja captura os Estados Unidos ofereciam cinco milhões de dólares, foi também detido no México.

José María Guizar Valencia, conhecido como Z43, foi detido "sem recurso à força" numa operação realizada no moderno bairro de Roma, no centro da capital do México, indicou o comissário nacional encarregado da Segurança, Renato Sales.

O cartel Los Zetas, fundado em 1990 ex-militares de elite desertores, notabilizou-se pelos seus métodos cruéis, nomeadamente as decapitações.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt