CRONOLOGIA: Principais datas nos 70 anos desde a fundação de Israel
Segue-se uma cronologia dos momentos mais marcantes destes 70 anos do Estado de Israel:
1948
15 maio -- Exércitos árabes entram em guerra contra o novo Estado, que garante uma esmagadora vitória em 1949, com parte do armamento fornecido pelo então bloco de Leste. Entre 800.000 e um milhão de palestinianos são forçados ao exílio.
1956
29 outubro -- Três meses após a nacionalização do Canal do Suez pelo Egito de Gamal Abdel Nasser, Israel lança os seus blindados e aviação ao assalto da península do Sinai e alcança o Canal do Suez. Em 31 de outubro, a França e o Reino Unido bombardeiam o Egito.
Sob pressão da ONU, dos Estados Unidos e da União Soviética, Israel retira-se do Sinai.
1967
06 outubro -- Israel desencadeia a designada "Guerra dos Seis Dias" e assume o controlo de Jerusalém leste, da Cisjordânia, de Gaza, do planalto sírio dos Golã e do Sinai egípcio.
1973
06 out -- O Egito e a Síria atacam Israel no Sinai e nos Golã. Após graves reveses o exército israelita retoma a ofensiva, mas sofre elevadas perdas. Posteriormente, são assinados acordos de paz.
1978
Setembro -- O Presidente egípcio Anwar Al Sadate e o primeiro-ministro israelita Menahem Begin concluem os acordos de Camp David, que implicam, em 26 de março de 1979, a assinatura do primeiro tratado de paz israelo-árabe.
A Jordânia assinará um acordo de paz com Israel em 1994.
1982
06 de junho -- As tropas israelitas invadem o Líbano e cercam Beirute. A Organização de Libertação da Palestina (OLP) de Yasser Arafat abandona o país. Em setembro, milícias cristãs libanesas pró-israelitas massacram a população civil nos campos de refugiados palestinianos de Sabra e Chatila em Beirute.
As tropas israelitas ocupam o sul do Líbano até 2000.
Em 2006, após o sequestro de soldados israelitas pelo Hezbollah, Israel lança uma devastadora ofensiva no Líbano.
1987
Dezembro -- Início da "guerra das pedras" na Cisjordânia e em Gaza, a primeira Intifada (Levantamento) dos palestinianos contra a ocupação israelita.
1993
13 setembro -- Israel e a OLP assinam em Washington os acordos de Oslo sobre a autonomia palestiniana, assinalados por um aperto de mão histórico entre Yasser Arafat e o primeiro-ministro israelita Yitzhak Rabin, que viria a ser assassinado em 1995 por um extremista judeu.
2000
Setembro -- Na sequência do falhanço de negociações israelo-palestinianas e a controversa visita de Ariel Sharon, então líder da oposição de direita, à Esplanada das Mesquitas, inicia-se a segunda Intifada.
O exército israelita reocupa as principais cidades da Cisjordânia e em março de 2002 lança a mais vasta ofensiva neste território palestiniano desde 1967. Israel ergue um muro de separação com a Cisjordânia, justificado pela necessidade de impedir ataques palestinianos.
2005
Setembro -- Israel retira unilateralmente de Gaza e impõe um bloqueio após o movimento islamita Hamas assumir o controlo político deste enclave palestiniano.
2014
08 de julho -- Israel desencadeia a operação "Margem Protetora" contra a Faixa de Gaza para impedir os disparos de lança-granadas foguete e destruir os túneis escavados a partir do enclave palestiniano.
Esta guerra, a mais devastadora das três operações no enclave desde 2008, provoca 2.251 mortos do lado palestiniano, na larga maioria civis, e 74 mortos israelitas, na maioria soldados.
2015
Março -- Na chefia do executivo israelita desde 2009, Benjamin Netanyahu vence as legislativas e forma uma coligação com os partidos nacionalistas Lar Judaico e Israel Beitenu, o governo mais à direita da história do país.
2017
Junho -- Israel inicia a construção de um novo colonato na Cisjordânia, o primeiro em 25 anos.
06 dezembro -- O Presidente norte-americano Donald Trump reconhece Jerusalém como capital de Israel, desencadeando fortes protestos entre os palestinianos e a reprovação da comunidade internacional. Netanyahu refere-se a "um dia histórico".
2018
Janeiro -- Washington anuncia que a sua embaixada será transferida de Telavive para Jerusalém em maio, para coincidir com o 70º aniversário da fundação do Estado de Israel.