Trata-se de um novo trabalho do coreógrafo italiano Mauro Bigonzetti, com música de Georg Friedrich Händel e produção do Teatro alla Scala de Milão, com a participação da companhia de bailado e orquestra próprias. .Contactada pela agência Lusa, Helena de Medeiros referiu que é a primeira vez que irá apresentar um trabalho no Teatro alla Scala de Milão, "um dos melhores teatros do mundo", mas ressalvou que "o palco não é o mais importante, mas sim a colaboração com Mauro Bigonzetti".."Progetto Händel" resulta do "cruzamento entre o barroco e o contemporâneo", definiu a artista portuguesa, que além da pintura, trabalha como cenógrafa e designer de vestuário para ballet contemporâneo, cinema, teatro e ópera..Sobre a colaboração com Bigonzetti, que já vem de 2001, Helena de Medeiros referiu que neste trabalho, o coreógrafo não lhe disse muito sobre a nova peça, exceto para se inspirar na música.."Ele disse-me que a música barroca, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é intimista, toca e emociona", sublinhou..A artista conheceu Bigonzetti através de Iracity Cardoso, que era diretora artística do Ballet Gulbenkian e tinha convidado o coreógrafo para criar uma peça que se estrearia em 2001, em Lisboa..Desde então, Helena de Medeiros fez outros trabalhos para figurinos de obras de Bigonzetti, nomeadamente "Alice", com base na história de "Alice no país das maravilhas".."Progetto Händel" é inspirada na música barroca do compositor de origem alemã que se radicou em Londres, em 1712, onde passou grande parte da vida, tornando-se especialmente conhecido pelas óperas e oratórios..A peça "Progetto Händel", inspirada no teatro e fantasia do período barroco, está dividida em duas partes: a primeira, mais íntima, é acompanhada por suites e instrumentos a solo; a segunda, acompanhada por música que usa mais instrumentos, é mais rica e multidimensional..A divisão reflete-se no trajeto da criação, com um início abstrato, seguido por uma narrativa e a respetiva conclusão, e também no design, que assenta em preto e branco na primeira parte e numa explosão de cores na segunda..Com música de Georg Friedrich Händel, a coreografia é de Mauro Bigonzetti - que, em Portugal, já colaborou com o extinto Ballet Gulbenkian e com a Companhia Nacional de Bailado -, os figurinos de Helena de Medeiros e luzes de Carlo Cerri..Nascida no Porto, Helena de Medeiros estudou na Escola Superior de Artes e Design daquela cidade (ESAD), e, posteriormente, rumou para Londres, concluindo os estudos na London Fashion School. .A criadora expõe individualmente os seus trabalhos de pintura desde 1990 e as suas obras estão representadas internacionalmente por diversas galerias, nomeadamente a Galeria Napoli Nostra, em Itália. .O trabalho da artista está representado em diversas coleções particulares e públicas, como as coleções municipais de Amarante, Viseu e Trás-os-Montes. .Nos últimos anos colaborou com artistas como Gradimir Pankov, Louis Robitaille, Richard Wherlock, Vasco Wellemkamp, e Xin Peng Wang..Também colaborou com o Ballett Dortmund (Alemanha), Ballet Gulbenkian (Portugal), Ballett Hannover (Alemanha), Companhia Nacional de Bailado (Portugal), Fondazione de la Danza Aterballetto (Itália), Gauthier Dance/Dance Company Theaterhaus Stuttgart (Alemanha), Les Grands Ballets Canadiens de Montréal (Canadá), Les Ballets Jazz de Montréal (Canadá), National Ballet of China (China), Teatro di San Carlo (Itália) e o Teatro Municipal Santiago de Chile (Chile).