Bruxelas financia com 149 ME 83 PME inovadoras, seis em Portugal
Bruxelas, 27 jun 2019 (Lusa) -- A Comissão Europeia anunciou hoje a atribuição de 149 milhões de euros para financiar 83 PME e empresas 'startup', das quais seis portuguesas, que vão receber apoio no âmbito do projeto-piloto Accelerator do Conselho Europeu da Inovação (CEI).
As pequenas e médias empresas (PME) em fase de arranque ('startup') portuguesas que vão receber apoio financeiro e técnico estão, segundo um comunicado, "a desenvolver inovações disruptivas".
A Winegrid, de Aveiro, irá receber 1,59 milhões de euros para financiar a utilização de inteligência artificial num sistema de sensores de fibra ótica para a monitorização em tempo real das propriedades do vinho durante a vinificação.
Por seu lado, a Nuada, sediada em Braga, desenvolveu uma luva eletrónica inteligente que permite levantar pesos até 40 quilogramas protegendo as mãos do utilizador através de um sistema de tendões artificiais.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
O dispositivo destina-se tanto a idosos ou pessoas incapacitadas como a trabalhadores em atividades pesadas (linhas de montagem, construção civil, entre outras) e rende à Nuada 1,7 milhões de euros de financiamento.
A MyDidimo, de Leça da Palmeira (Porto), transforma fotografias em humanos tridimensionais digitais (os "didimos") com múltiplas aplicações em linha, por exemplo para ver se a roupa a comprar na Internet fica bem, e vai receber 1,8 milhões de euros de financiamento.
A terceira empresa selecionada é a Sound Particles, de Leiria, que desenvolveu um 'software' para áudio em 3D, com múltiplas aplicações em cinema, jogos de vídeo e música, pelo que receberá 1,2 milhões de euros de financiamento.
Já a Pro Drone, de Lisboa, criou um 'drone' capaz de simplificar as operações de inspeção de turbinas eólicas, o que justifica um financiamento de 1,3 milhões de euros.
A Cleverly, também de Lisboa, desenvolveu o COALA, um 'software' baseado em inteligência artificial para responder a chamadas telefónicas em serviços de apoio a clientes, resultando em ganhos de eficácia e redução de custos para as empresas, indo receber 1,5 milhões de euros de financiamento.