Aberta classificação de pintura "São Cosme" criada por Álvaro Pires de Évora

A Direção-Geral do Património Cultural abriu um processo de classificação do quadro "São Cosme", da autoria do pintor português Álvaro Pires de Évora, o mesmo que assina "A Anunciação", que será leiloada hoje à noite, em Nova Iorque.
Publicado a
Atualizado a

Contactada pela agência Lusa, fonte da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) confirmou que a obra tem um processo de classificação aberto que será publicado em Diário da República "nos próximos dias".

A notícia foi avançada hoje pelo Diário de Notícias, dando conta que "São Cosme", com 28 por 21,5 centímetros, foi leiloada a 10 de novembro de 2010 pelo Palácio do Correio Velho, por 15 mil euros.

No sítio ´online´ do Palácio do Correio Velho, a pintura, criada pelo pintor do século XV, surgia com uma estimativa entre 15 mil e 25 mil euros, e acabou arrematada pelo valor mais baixo.

Com a abertura do processo de classificação, esta obra fica automaticamente protegida por lei e não pode sair do país ou ser intervencionada sem autorização das autoridades competentes, e o Estado pode exercer o direito de preferência em caso de venda.

Álvaro Pires de Évora, pintor que nasceu em Portugal na primeira metade do século XV, viveu quase toda a sua vida em Itália, e a única obra deste autor que se encontra num museu nacional é "Virgem com o Menino entre S. Bartolomeu e Santo Antão, sob a Anunciação", comprada pelo Estado português em 2001, por 320 mil euros.

O leilão da obra "A Anunciação", em Nova Iorque, está marcado para as 18:00 locais (23:00 em Lisboa).

A pintura, que tem 30,5 por 22 centímetros, terá uma base de licitação entre 150 mil e 250 mil dólares (entre 122.400 euros e 204 mil euros).

O Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, apresentou formalmente uma proposta à DGPC no sentido de a obra ser adquirida pelo Estado português, sustentando a sua relevância para o património nacional.

Segundo o catálogo da Sotheby's, o quadro fez parte dos lotes do leilão da chamada "Coleção Konrad Adenauer", realizado pela Christie's, em Londres, em junho de 1970, tendo ficado sem comprador.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt