Exclusivo Martinho da Arcada celebra os seus 240 anos com um livro e tertúlias
São muitas as histórias que o café mais antigo da capital encerra entre as suas paredes desde que abriu, a 7 de janeiro de 1782. Luís Machado, autor do livro Martinho da Arcada, um café de todos nós, conta ao DN algumas.
É tido como o café mais antigo de Lisboa e Luís Machado, autor do livro Martinho da Arcada, um café de todos nós, arrisca-se a dizer que poderá ser o mais antigo de Portugal. No próximo dia 7 de janeiro celebra 240 anos e as celebrações já começaram, com a publicação da mais recente obra de Luís Machado, cuja vida nas últimas décadas se confunde com a do Martinho, uma das suas grandes paixões.
Relacionados
"A minha relação com o Martinho da Arcada começou muito para trás. Eu tinha 17 anos, em 1967, e o meu pai quando ia à Baixa chegou a parar algumas vezes ali no café e eu fiquei com aquela imagem. Mais tarde, em 1977, tinha uma namorada que morava do outro lado do rio. Os barcos naquela altura estavam todos centralizados na Praça do Comércio, e eu, quando ia esperá-la ao barco, tinha por hábito tomar um café ao balcão no Martinho da Arcada", conta ao DN Luís Machado, que é também secretário-geral da Associação Portuguesa de Escritores.