Lisboa vai proibir venda de álcool para a rua em algumas zonas após as 23:00
A Câmara Municipal de Lisboa deverá poder decretar brevemente a proibição de venda de bebidas alcoólicas para o exterior de alguns estabelecimentos comerciais em determinadas zonas da capital, avança o Público.
A medida visa evitar o consumo na via pública e os problemas relacionados com a excessiva concentração de pessoas e faz parte de um conjunto de alterações que a autarquia está a preparar no âmbito de uma revisão do regulamento de horários de estabelecimentos comerciais.
Uma maior vigilância ao ruído produzido por colunas de som de bares e cafés também fazem parte deste pacote, que deverá ser apresentado até ao final deste mês, em reunião de vereação. Depois, passará por um processo de consulta pública.
A restrição da venda de álcool a partir das 23:00 para consumo na rua em determinadas zonas da cidade havia sido anunciada pelo vereador Diogo Moura (CDS-PP), que tem o pelouro das atividades económicas, numa recente reunião descentralizada da Câmara, numa altura em que existe um agravamento das situações de conflito entre a diversão noturna e o direito ao descanso reclamado pelos residentes de locais como Bairro Alto, Bica, Santa Catarina e Cais do Sodré.
A situação tem motivado alertas por parte da associação Aqui Mora Gente, que tem assumido a defesa dos residentes.