Custo estimado do metrobus Guimarães-Braga passou de 79 para mais de 300 milhões de euros

Custo estimado do metrobus Guimarães-Braga passou de 79 para mais de 300 milhões de euros

Projeto prevê a ligação em 45 minutos entre Guimarães e a futura estação ferroviária de alta velocidade de Braga, um período de tempo cerca do dobro do percorrido atualmente de carro por autoestrada.
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O custo estimado do metrobus entre Guimarães e a futura estação de alta velocidade de Braga passou dos 79 milhões de euros estimados inicialmente para 300 milhões, demorando cerca do dobro do tempo do automóvel, segundo informação disponibilizada publicamente.

De acordo com um relatório preliminar de estudo de apoio à decisão para a interconetividade de Guimarães com a rede ferroviária de Alta Velocidade (AV), publicado em outubro de 2022, a solução LRT (metro ligeiro) tinha um custo de 301,5 milhões de euros, enquanto a solução BRT (metrobus) tinha um custo de 79 milhões de euros.

Porém, em 24 de fevereiro, o presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança (PS), referiu, citado em comunicado da autarquia, que a obra está "estimada em mais de 300 milhões de euros" e "permitirá a ligação ao eixo de alta velocidade ferroviário, que ligará o Porto a Vigo".

Segundo a mesma nota, os projetos de infraestrutura da ligação entre as duas cidades preveem "a possibilidade de evolução para Metro Ligeiro de Superfície", classificando o projeto como "uma solução de mobilidade que não servirá apenas a ligação intraconcelhia, mas que será estruturante para o sistema urbano do Concelho de Guimarães, servindo as populações ao longo do seu trajeto".

O projeto prevê a ligação em 45 minutos entre Guimarães e a futura estação ferroviária de alta velocidade de Braga, um período de tempo cerca do dobro do percorrido atualmente de carro (entre 20 a 25 minutos) entre as duas cidades por autoestrada.

O estudo refere que "as duas estações de AV mais próximas de Guimarães serão a estação do Minho, em Braga, a cerca de 28 quilómetros, e a estação de Porto Campanhã, ao dobro da distância, cerca de 56 km".

Um comboio urbano rápido entre a estação de Guimarães e Porto Campanhã, que também receberá a linha de alta velocidade, demora uma hora, e o serviço normal pode rondar uma hora e 15 minutos, e de carro, o tempo de viagem até Porto Campanhã ronda os 40/45 minutos, o mesmo tempo que o metrobus proposto.

O primeiro objetivo do estudo foi "avaliar o peso socioeconómico do município de Guimarães e a pertinência da sua ligação à estação de Alta Velocidade e, assim, às cidades de Lisboa e Porto, a Vigo e ao resto da Espanha".

Na nota introdutória, é referido que um investimento como a linha de alta velocidade "só pode ser rentabilizado se forem criadas formas de canalização da procura potencial, em condições de frequência, capacidade, fiabilidade e conforto que atraiam os passageiros, fazendo-os abdicar do automóvel", mas este ponto não refere a rapidez da deslocação.

O estudo elimina ainda à partida a possibilidade de ferrovia pesada, considerando os limiares observados da população servida e da densidade populacional.

"Não se vislumbra qualquer viabilidade, ao nível da procura, que justifique o pesadíssimo investimento numa solução ferroviária pesada, cujo custo de infraestrutura pode chegar às várias dezenas de milhões de euros por quilómetro, para além de um custo de operação também ele muito elevado", considera o estudo.

Porém, o estudo apenas abrange a ligação Braga - Guimarães, ignorando, por exemplo, a criação de um anel ferroviário entre Minho e Douro Litoral, com conexão a Barcelos, a oeste (onde poderia ligar à Linha do Minho) ou a Felgueiras e Amarante, a sudeste, onde poderia ligar, futuramente, à Linha do Vale do Sousa (em estudo) e o efeito em rede que poderia potenciar.

O projeto será apresentado numa próxima reunião de câmara.

A Lusa questionou a Câmara de Guimarães sobre o projeto, as diferenças de preço, capacidade de transferência modal (passagem de viagens de automóvel para transporte público) e não inclusão do anel ferroviário no estudo, mas não obteve resposta até ao momento.

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