Lisboa, quem és tu? Esta empresa é um projeto com data marcada

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À chegada às muralhas, entramos no metropolitano. Sim, isso mesmo. Não pense que o Metro de Lisboa chegou ao Castelo de S. Jorge. Mas no espectáculo "Lisboa who are you", os visitantes entram numa viagem no tempo, através das curvas e contracurvas da linha do metropolitano.

A empresa "Lisboa quem és tu?", criada especialmente para o espectáculo, é um projeto com data de fim prevista para daqui a cinco anos.

Amoreiras, Belém, Praça do Comércio e Chiado são alguns dos pontos que permitem o tal "mergulho" entre o passado e o presente. "Encontrámos aqui uma fórmula, só visual e musicalmente, fugindo às

narrações e aos idiomas, de encontrar um contraponto permanente entre o

passado e o presente entre os vários lugares de Lisboa.", explica Bernardo Vilhena, um dos responsáveis pelo projeto.

A empresa junta uma série de acionistas privados que trabalham para o mesmo fim, deste projeto, durante os próximos cinco anos. A parceria com a EGEAC e o apoio da professora de História Gabriel Carvalho são outra das partes importantes do espectáculo. "O ponto de partida foi o próprio lugar. Conhecíamos bem o lugar - esta sala - porque tínhamos feito o espectáculo dos 100 anos do Castelo como monumento nacional. O recinto é fantástico e achámos que dava para fazer uma coisa permanente. Tudo estava em encontrar a história certa para contar aqui, pertinente, para encantar público lisboeta, nacional e estrangeiro. E revelou-se incontornável ser a história da cidade."

A equipa do "Lisboa quem és tu?" pensou "criativamente" a cidade de Lisboa para desconstruí-la entre passado e presente. A banda sonora também é portuguesa. "Com fantasia e com humor, para criar uma história que faça sentido nos dias de hoje. Não é só uma viagem no tempo: é uma viagem pela cidade", sublinha Bernardo.

Lisboa tem anualmente 2,7 milhões de turistas, dos quais um milhão visitam o Castelo de S. Jorge (é o local mais visitado do país, a par do Oceanário).

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