Kinda Home investe 45 milhões de euros em lojas no Porto e Lisboa
Marca de mobiliário e decoração do grupo Nuvi quer ter cinco lojas em Portugal até 2023. A primeira abre, no Porto, dia 27, e cria 150 empregos. A segunda, prevista para o final do próximo ano, vai situar-se em Alfragide
A abertura está prevista para 27 de novembro, mas quem visita a Kinda Home, a nova marca de mobiliário e decoração instalada no espaço da antiga Moviflor, na Estrada da Circunvalação, no Porto, quase duvida. O edifício foi reconstruído de raiz e as obras decorrem a ritmo acelerado, envolvendo mais de 300 operários, que trabalham lado a lado com os funcionários que vão decorando o interior da loja. São oito mil metros quadrados, que representam um investimento de 20 milhões e 150 novos postos de trabalho. Em marcha está já nova loja, em Lisboa, na zona de Alfragide. O investimento é de 25 milhões e a abertura está prevista para 2019. Até 2023, a marca quer ter cinco espaços em Portugal.
A Kinda Home é uma marca do grupo Nuvi, empresa familiar com mais de 50 anos, com origem na produção e comercialização de pêra rocha, em Torres Vedras, através da empresa Luís Vicente. Hoje, o grupo abrange sete áreas de negócio distintas, dos bens de consumo à construção, passando pelo retalho alimentar e especializado, pelo catering, logística e transportes e pela agroindústria, estando presente em mais de 15 países e dispondo de bases operacionais em Portugal, Angola, Espanha, Holanda, EUA e Costa Rica. Dá emprego a mais de cinco mil pessoas. A ligação a Angola data dos anos 90 e sustentou a entrada em novas áreas de negócio. O mobiliário e a decoração foi, em 2012, pensado para abranger o mercado nacional e angolano em simultâneo, mas a crise em Portugal obrigou a adiar o projeto. Em Angola, a Kinda Home conta já com quatro lojas, três em Luanda e uma em Benguela.
Expansão
“Não pensamos este conceito para Portugal ou Angola, pensamos a marca com um significado e uma aspiração global. Com a globalização, as casas são cada vez mais iguais e o que quisemos foi oferecer produtos para toda a casa com inspirações nos quatro cantos do mundo”, explicou ao Dinheiro Vivo o CEO da Kinda Home. E, por isso, a assinatura da marca é “Kinda Home, uma casa com mundo”. A marca tem seis mil referências à venda, cuja produção contrata a cerca de 300 fornecedores em todo o mundo. “Varia muito de categoria para categoria. Portugal, por exemplo, é muito forte no têxtil”, frisa João Vicente.
A abertura da primeira loja no Porto foi uma questão de oportunidade. “O Porto é uma cidade obrigatória para uma marca que se quer afirmar a nível nacional e tivemos esta excelente oportunidade, a nível de localização, que nos levou a arrancar por aqui”, acrescenta João Vicente. Segue-se Lisboa, cujas obras arrancaram no início da semana passada, para construção de raiz de um espaço de 10 mil metros quadrados, em Alfragide, e que irá abrir, se tudo correr bem, no último trimestre do próximo ano. Até 2023, a empresa pretende abrir mais três lojas. Por definir está, ainda, se reforça a presença em Lisboa e Porto ou se abre em novas cidades.
Quanto à expansão internacional, está apenas definido que ocorrerá. Para onde e em que modelo, se sozinhos ou em parceria, é algo a estabelecer mais tarde. “Sabemos que queremos ir para outros mercados, mas, de momento, estamos totalmente focados na abertura desta primeira loja. Queremos testar e afinar o modelo em Portugal, um mercado pequeno, mas com níveis de exigência e de sofisticação que são dos mais elevados do mundo, antes de podermos saltar para outras regiões”, explica o responsável.
Soluções diferenciadoras
Garantido está que, caso avancem com um possível franchising da marca, todo o processo de desenho de produtos e de criação, a cargo de uma equipa de 10 designers, continuará a ser centralizado sempre em Portugal.
João Vicente recusa avançar com previsões ou expectativas de vendas para esta primeira loja, sublinhando que o objetivo é, sobretudo, “comprovar e consolidar o sucesso” do conceito. “Claro que números são importantes, mas o que queremos é fazer com que a nossa marca e o nosso conceito entrem na cabeça dos portugueses e eles entrem na nossa loja”, frisa.
E o que distingue a Kinda Home da concorrência? “Não queremos ser uma marca de nicho, acreditamos que falta um player que ofereça soluções diferenciadoras e ecléticas, para todos os gostos e todas as carteiras. Temos uma equipa de dez designers que viajam pelo mundo, em busca de inspirações constantes”, refere, explicando que uma das principais mensagens da marca é, precisamente, “Viajamos o mundo para que a sua casa reflita a sua história”. A variedade de produtos, de cores, de materiais, de texturas e de aromas, é um dos pontos fortes da Kinda Home, que conta com artigos que vão dos 49 cêntimos (um copo) aos 1999 euros (um sofá). Importante a ter em conta é que o mobiliário vem já montado. A empresa dispõe de entregas ao domicílio, “com diferentes modalidades, preços acessíveis, prazos curtos e janelas horárias alargadas para maior conforto”.
E esta visão inspirada nos quatro cantos do mundo não será exclusiva da zona comercial, mas estende-se ao espaço de restauração, que se encontra dividido em quatro áreas temáticas e onde há “um mundo à prova” com refeições completas que vão dos cinco aos 12 euros, e onde é possível encontrar propostas tão variadas como um taco mexicano, uma poké bowl havaiana, um hamburguer indiano ou uma pizza austríaca. As receitas dos hamburguers e sanduíches são da equipa do chef Vítor Sobral, a área da alimentação saudável é da responsabilidade da chef Ana Viçoso e a área de pizzaria foi criada pelo pizzaiolo siciliano Roberto Mezzapele. Toda nas refeições são preparadas e confecionadas na cozinha do Kinda Food & Market, sob o olhar atento da chef Natália Pereira. Neste mercado é, ainda, possível comprar vários produtos frescos, muitos deles usados nas receitas confecionadas na cozinha do restaurante.
Aposta no online
A marca faz, ainda, uma grande aposta no online e na prestação de serviços ao cliente. “Enquanto preparamos a expansão, queremos que todos os portugueses possam aceder aos nossos produtos e, por isso, criámos uma loja online, simples e intuitiva, para que o cliente se sinta tal e qual como na loja física, à distância de um clique. E apostamos muito na experiência integrada, omnicanal, para quem quer comprar online mas vem levantar na loja, com um espaço específico para isso”, explica João Vicente.
Para quem quer ajuda, há os serviços de personal shopper - aconselhamento durante o processo de compra em loja - ou de projetos de decoração, em que um decorador Kinda Home desenvolve um projeto 3D da área a intervencionar e respetivo painel de referências visuais, com a listagem de produtos. O primeiro custa 30 euros, dedutíveis em compras superiores a 300 euros, o segundo custa 150 euros, dedutíveis numa compra acima de 1500 euros. A campanha de abertura da Kinda Home contempla a oferta, até 2 de dezembro, de um desconto imediato de 50 euros em compras iguais ou superiores a 200 euros aos clientes do programa de fidelização “Passaporte Kinda home”.