Marcelo pondera convite a Zelensky, que aponta "voz política importante" de Portugal
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou esta quarta-feira em Kiev que está a equacionar convidar o seu homólogo da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a visitar Lisboa e que vai aproveitar o encontro na quinta-feira para discuti-lo.
"Nós gostaríamos muito que houvesse uma ocasião para isso. É uma questão que amanhã será tratada porventura e não vale a pena estar a antecipar no encontro de delegações [...], a agenda dele é ocupada", disse o Presidente da República depois de participar na cimeira organizada pela "Plataforma da Crimeia", sobre a recuperação por parte da Ucrânia daquela península.
Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou que Volodymyr Zelensky "privilegia esses contactos internacionais, mas tem uma guerra" no país.
Já o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, defendeu esta quarta-feira que a "voz de Portugal é politicamente importante" e agradeceu a visita do homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, a Kiev.
"A voz de Portugal é politicamente importante", disse Zelensky em conferência de imprensa, na cimeira da Plataforma da Crimeia, em Kiev.
O Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, sentou-se entre os jornalistas a ouvir a conferência de imprensa do homólogo ucraniano.
Zelensky acrescentou que Portugal apoiou a Ucrânia desde o início da invasão da Rússia e que está ao lado das autoridades ucranianas "na responsabilização" da Rússia pelo crime de agressão.
O chefe de Estado ucraniano agradeceu o apoio de países como Portugal em várias áreas, por exemplo munições.
"A vitória no campo de batalha é importantíssima, há pessoas a morrer e os países estão a ajudar", comentou Zelensky, na véspera de se cumprir um ano e meio de guerra na Ucrânia, invadida pela Rússia em 24 de fevereiro de 2022.