Vulcão na Islândia força evacuação da famosa estação termal Lagoa Azul (com vídeos)
Uma erupção vulcânica no sudoeste da Islândia forçou a retirada de residentes e utilizadores da estação termal Lagoa Azul, conhecida internacionalmente, informaram esta quarta-feira, 16 de julho, os meios de comunicação social locais.
A erupção começou na madrugada desta quarta-feira, depois de um movimento sísmico na península de Reykjanes, a sudoeste de Reiquiavique, disseram as autoridades islandesas.
Cerca de 100 pessoas foram retiradas da cidade de Grindavik pouco depois do início da atividade sísmica.
Os turistas num acampamento e os hóspedes na Lagoa Azul foram obrigados a fazer as malas rapidamente, informou a estação radiofónica RUV.
A comissária da polícia local, Margrét Kristín Pálsdóttir, disse que a evacuação decorreu sem problemas e durou cerca de 90 minutos.
“É claro que as pessoas têm opiniões diferentes sobre se a retirada é necessária, mas é uma decisão que tomámos e pela qual assumimos a responsabilidade”, acrescentou.
A lava da erupção está a fluir para sudeste a partir de uma fissura na paisagem árida que tem entre 700 a 1.000 metros de largura, mas a rocha derretida não está a ameaçar qualquer infraestrutura.
Grindavik tem sido repetidamente afetada desde novembro de 2023, quando um vulcão na zona voltou a ganhar vida depois de ter estado adormecido durante cerca de 800 anos.